Eleições: Primeiro turno terá mais de 35 mil mesários e 11 mil urnas eletrônicas no Espírito Santo
O primeiro turno acontece no dia 7 de outubro, e será realizado das 8h às 17h
Cerca de 35.900 mesários vão trabalhar no primeiro turno das eleições no Espírito Santo. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a votação será realizada por meio de 10.339 urnas eletrônicas e 1.277 de reserva de contingência.
O primeiro turno acontece no dia 7 de outubro e será realizado das 8h às 17h. O segundo turno, marcado para o dia 28 de outubro, só acontecerá para os cargos em que a eleição não for decidida no primeiro turno.
Mesários
Representante da Justiça Eleitoral na seção de votação, o mesário tem como tarefas identificar os eleitores (tanto pela verificação de documentos e coleta de assinaturas quanto pela biometria), compor as mesas de votos e justificativas, fiscalizar e desempenhar tarefas logísticas e de organização da seção para a qual foi designado.
Além de contribuir com o processo eleitoral, o mesário tem direito à dispensa do serviço pelo dobro de dias e ao desempate em concursos da Justiça Eleitoral, desde que o edital indique esta possibilidade.
Urnas Eletrônicas
As urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições 2018 já começaram a ser preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES). Em todo o estado, 10.339 mil terminais de votação, além de 1.277 de reserva de contingência, passam pelo processo que antecede o primeiro turno, marcado para o dia 7 de outubro.
O procedimento consiste na inserção dos dados e fotos de todos os candidatos, além de partidos e coligações, programas de votação e relação dos eleitores de cada seção eleitoral.
Raio X das eleições no Espírito Santo
As eleições no Espírito Santo contam com 9.062 seções eleitorais. Na Serra, o principal local de votação é a Escola Municipal de Ensino Fundamental Feu Rosa, com 9.549 eleitores. Em Vila Velha, a Escola SEB, localizada em Coqueiral de Itaparica, terá 9.375 eleitores aptos a votar.
Em Cariacica, a Escola Valéria Maria Miranda, no bairro Vila Nova de Colares, possui o maior número de eleitores no município (6.774). Já em Vitória, o maior local de votação é o Colégio Neusa Nunes Gonçalves, na região de São Pedro, com 6.370 eleitores.
No total, 2.754.728 eleitores estão aptos a votar no dia 7 de outubro no Espírito Santo. Entre eles, 45,36% com biometria e 54,64% sem biometria.