Política

Manifestantes fazem ato contra e a favor de Jair Bolsonaro no Espírito Santo

Em Vitória, o ato, intitulado de 'Mulheres contra Bolsonaro', foi concentrado na Praça do Papa, na Enseada do Suá

André Vinicius Carneiro

Redação Folha Vitória
Ato contra o candidato Jair Bolsonaro na Praça do Papa, em Vitória, neste sábado. | Foto: Talita Carvalho

Manifestantes, em grande parte mulheres, realizaram atos contrários ao candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), em diversas cidades do Espírito Santo, neste sábado (29). Batizado de #EleNão, o movimento foi convocado pelas redes sociais. Apoiadores de Bolsonaro também realizaram atos em cidades do Estado.

A campanha #EleNão foi criada dentro de um grupo no Facebook que reúne 3,8 milhões de mulheres e apoiadores, e está ganhando as ruas de várias cidades do Brasil e também de outros países, como Alemanha, França, Suíça, Itália e Portugal.

Capitão da reserva e deputado federal por sete mandatos, Bolsonaro lidera as recentes pesquisas de intenção de voto para o primeiro turno. As lideranças do movimento afirmam que a campanha é para alertar a população sobre as ideias de Bolsonaro, consideradas pelos participantes como "fascistas e machistas".

Contra

Manifestação na Praça do Papa, em Vitória. 

Em Vitória, o ato, intitulado de 'Mulheres contra Bolsonaro', foi concentrado na Praça do Papa, na Enseada do Suá. Manifestantes começaram a se reunir por volta de 14 horas. A todo momento, gritos de 'Ele não' era entoado pelo público, após incentivo de organizadores posicionados em um trio elétrico. Segundo a Polícia Militar, aproximadamente 2 mil pessoas participaram do ato.

Durante todo o ato, houve apresentações culturais. Mulheres, crianças e idosos participaram da manifestação, realizado a todo momento de forma pacífica. Mesmo com a organização feita por mulheres - desde a segurança até instrumentistas - muitos homens marcaram presença no protesto.

No início da noite, o grupo seguiu para a Curva da Jurema, onde finalizaram o ato. A passeata seguiu pela Avenida Américo Buiaz ocupando as duas pistas. 

Manifestação na Praça do Papa, em Vitória. 

Em São Mateus, no norte do Estado, manifestantes se reuniram na avenida João XXIII e seguiram até a BR-101. Parte da via foi interditada pelos manifestantes. Segundo a PM, cerca de 200 pessoas participaram do ato contra Bolsonaro. 

Também foram registrados atos contra Jair Bolsonaro em outras cidades do Estado, como Nova Venécia, Aracruz, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim. 

Favor

Em Guarapari, uma carreata da favor do candidato Jair Bolsonaro foi realizada por apoiadores do presidenciável. Segundo a PM, a carreata reuniu aproximadamente 5 mil pessoas.

Carreata em Guarapari. 

Neste domingo (30), está previsto para ser realizado um ato a favor de Jair Bolsonaro, na Praça do Papa, em Vitória, a partir das 14 horas. A divulgação é realizada pelas redes sociais.  

Brasil

Dezenas de cidades recebem neste sábado (29), atos contrários ao candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro. Há pelo menos 60 atos agendados em cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Vitória, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, Natal, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Aracaju, Palmas, Campo Grande, Manaus, Belém e Cuiabá.

Em São Paulo, a concentração de manifestantes começou em torno do Largo da Batata no início da tarde. No Rio, centenas de pessoas se concentram na Cinelândia, região central da cidade. Ao redor do mundo, protestos ocorreram em cidades da Espanha, França, Portugal, Alemanha, Itália, França e Suíça. As lideranças do movimento afirmam que a campanha é para alertar a população sobre as ideias de Bolsonaro, consideradas pelos participantes como "fascistas e machistas".

Em Minas Gerais, as manifestações ocorrem na Praça da Sete, ponto central de Belo Horizonte. Com direito a trio elétrico, o clima do protesto foi de carnaval. As canções tinham palavras de ordem contra o presidenciável. "Nem fraquejada, nem do lar, a mulherada tá na rua pra lutar", dizia uma das músicas. Os gritos de "ele não" também eram entoados com frequência.

Mesmo com a organização feita por mulheres - desde a segurança até instrumentistas - muitos homens marcaram presença no protesto. Bandeiras e adesivos de outros candidatos e políticos foram vistos na manifestação. Eleitores de Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) se misturavam com apoiadores do ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff.

Em Brasília, manifestantes se concentraram nas proximidades da Rodoviária do Plano Piloto para seguir em caminhada até a TV de Torre, na área central da capital. O grupo chegou ao local por volta de 14h. Mais pessoas chegam a todo momento e ampliam o número de manifestantes. Não há estimativas de dados oficiais.

Mundo

Manifestantes contrários ao candidato Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas de intenção de voto nas eleições 2018, protestaram em diversas cidades ao redor do mundo neste sábado (29). Com o slogan #Elenão, pessoas se organizaram e protestaram em cidades da Alemanha, França, Suíça, Itália e Portugal.

Em Genebra, uma das principais cidades da Suíça, as pessoas protestaram na frente à sede da Organização das Nações Unidas (ONU) na Europa. Elas levavam cartazes com palavras contrárias ao candidato e pediam o fim do "fascismo". Em Paris, na França, onde a candidata de extrema-direita Marine Le Pen, da Frente Nacional, tem ganhado força nos últimos anos, pelo menos 250 pessoas se organizaram no centro da cidade para protestar contra o candidato brasileiro.

Imagens publicadas nas redes sociais com a hashtag #Elenão mostram também manifestações em Milão, na Itália. Em Barcelona, na Espanha, e em Lisboa, em Portugal, também houve protestos.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a criadora do grupo afirmou que "só acendeu um fósforo no barril de pólvora" com a criação do grupo. Nesta sexta-feira, 28, a cantora Madonna postou uma mensagem contra Bolsonaro e aumentou a visibilidade do movimento nas redes sociais.

No Brasil, há pelo menos 60 atos agendados em cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Vitória, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, Natal, João Pessoa, Recife, Fortaleza, Aracaju, Palmas, Campo Grande, Manaus, Belém e Cuiabá.