Política

Marina defende reforma política com mandato de 5 anos e limite à reeleição

Sobre a formação de alianças e a indicação de cargos, Marina reforçou que seu governo se pautará por critérios objetivos

Redação Folha Vitória
De acordo com Maria, se sua proposta de reforma política já tivesse sido implementada, ela permitiria uma renovação de até 70% do parlamento | Foto: reprodução

A candidata da Rede Sustentabilidade à Presidência da República, Marina Silva, defendeu nesta terça-feira, 4, em sabatina promovida por SBT, Folha de S.Paulo e UOL, uma reforma política que permita uma maior renovação de senadores e deputados no Congresso Nacional.

De acordo com a ex-ministra do Meio Ambiente, caso sua proposta de reforma política já tivesse sido implementada, ela permitiria uma renovação de até 70% do parlamento. "Defendo apenas dois mandatos de cinco anos para o Legislativo e um para o Executivo", declarou.

Pela proposta, a reeleição ao Executivo também seria extinta a partir de 2022.

Sobre a formação de alianças e a indicação de cargos, Marina reforçou que seu governo se pautará por critérios objetivos. "Teremos um critério claro, com idoneidade ética, capacidade técnica e condições de liderar a pasta. Quando se orienta por princípios e valores, fica fácil dialogar com quem quer que seja. Vou exercitar isso no governo", explicou.

Pontos moeda