Já ouviu falar em anovulação? Condição impede mulheres de engravidar!
No primeiro ano de vida fértil da mulher e perto da menopausa, essa condição é mais comum, mas ela é sinal de problema se for acompanhando a mulher durante a sua vida fértil
Normalmente, antes de engravidar, a mulher procura o ginecologista para saber se está tudo bem com seu corpo. O médico avalia, dentre outras coisas, se ela está ovulando, pois a anovulação pode atrapalhar o projeto gravidez. Em condições ideais, as mulheres ovulam todos os meses; isto é, um óvulo amadurece e é liberado por um dos ovários para ser fecundado. Se a fecundação não ocorre, vem a menstruação. O ciclo menstrual é comandado por hormônios para que funcione como um relógio.
“Em condições normais de funcionamento, o ovário libera um óvulo para a trompa para que possa ocorrer a fecundação, quando ela não acontece, ocorre a menstruação. Porém, em algumas mulheres, os óvulos não são liberados fazendo com que elas não consigam engravidar, isso é anovulação”, disse a médica ginecologista e obstetra, Lorena Baldotto.
No primeiro ano de vida fértil da mulher e perto da menopausa, essa condição é mais comum, mas ela é sinal de problema se for acompanhando a mulher durante a sua vida fértil.
“A anovulação também pode ocorrer em alguns meses específicos, pelos mais variados motivos, como: baixo peso ou obesidade; atividade física intensa e praticada por longos períodos; hipertireoidismo; síndrome dos ovários policísticos (SOP); hiperprolactinemia; ciclos irregulares e tumores, por exemplo, mas se a mulher não menstruar por três meses seguidos ou mais é importante procurar um médico”, disse.
O corpo dá sinais de que a ovulação não está acontecendo. Na maior parte das vezes o sangramento passa a ser menor do que o habitual. A ausência daquele muco mais espesso indicando o período fértil também é um sinal de que a mulher não ovulou. A repetição desses episódios é um sinal de alerta. A ausência de ovulação pode ser confirmada por exames médicos.
Para engravidar é preciso que o óvulo maduro seja liberado pelo ovário para que possa ser fecundado. Por isso, se não ocorrer à ovulação, não há como engravidar. Casos seja o desejo da mulher engravidar ela passará por um tratamento, que pode ser diferente para cada uma, vai depender da causa da anovulação.
De acordo com Lorena, as mulheres com anovulação associada a ovários policísticos serão tratadas com dieta, medicamento, que também ajuda a engravidar e em alguns casos indutores da ovulação. Mulheres com peso aumentado se beneficiam da perda de peso e aquelas com doenças específicas serão tratadas de acordo com a alteração. Cada caso é um caso e é tratado de maneira personalizada para solucionar o problema.