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Cardápio saudável para veganos antes, durante e após o treino

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Saúde

Cardápio saudável para veganos antes, durante e após o treino

Ingestão de alimentos deve ser feita 40 minutos antes do treino e logo após o término da pratica de atividades físicas

Se engana que pensa que o cardápio vegano é restrito a hortaliças e legumes. 

No último sábado, a editoria saúde do jornal online Folha Vitória divulgou uma matéria sobre a ingestão de alimentos antes, durante e após o treino. Além disso, informou receitas de nutricionista com opções diferenciadas de alimentos. Contudo, estas opções estavam dedicadas as pessoas que não possuem restrição alimentar. Pensando nisso, a matéria desta quinta-feira (30) é destinada ao público vegano e para as pessoas que estão seguindo um cardápio sem a ingestão de proteína.

Uma dúvida comum entre as pessoas é o que comer quando for malhar. Tem gente que acha melhor não se alimentar antes ou depois do treino. Segundo o médico Wesley Schunk esses fatores dependem de diversas variáveis, a primeira é o objetivo da pessoa. "As pessoas precisam antes de mais nada consultar um especialista, e pensarem nas suas metas, se querem emagrecer, ganhar massa muscular, melhorar os hábitos, tudo isso interfere nos alimentos a serem ingeridos e os horários da ingestão. Não necessariamente é preciso comer durante e antes o treino, isso pode ser feito em jejum. Mas, a pessoa precisa estar apta para praticar atividade física de 'barriga vazia'" explicou Wesley.

De acordo com o médico, ao contrário do que muitos pensam, existe uma infinidade de alimentos para as pessoas veganas, assim como receitas que podem ser preparadas e sofisticar o cardápio. Wesley aconselha que o pré treino seja feito 40 minutos antes da prática de atividades físicas e de forma imediata após o treino.

Cardápio Vegano elaborado pelo especialista, Wesley Schunk

PRÉ-TREINO

Opções liquidas: Café preto com óleo de coco ou bater whey vegano (feito de arroz, leite de amêndoas), ou bater leite de amêndoas com frutas vermelhas- abacate ou banana;

Opções sólidas: Banana com aveia e pasta de amendoim ou biscoito de arroz com pasta de amendoim;

NA HORA DO TREINO

Wesley aconselha a beber só água para hidratar, ou tomar o suplemento (quem já está adepto), pois a refeição antes do treino já garante energia necessária;

APÓS O TREINO 

Opção Liquida: Whey vegano com leite de aveia ou leite de arroz ou leite de coco- amêndoas  com castanha;

Opção sólida: Batata doce, espinafre, cogumelo, quinoa, brócolis, ervilhas, grão de bico. (Comer folhas de uma maneira geral);

Ou Pasta de grão de bico;

Ou sopa de mandioquinha- sopa de legumes (a pessoa escolhe)

OUTRAS OPÇÕES

1- Panqueca de whey vegetal, com cacau em pó, banana;

2- Triturar grão de bico e assar;

3- Comer barras de proteína vegana (origem vegetal, ervilha, arroz ou amêndoas)

4- Também pode comer feijão pós treino.

Wesley também comenta a respeito da ingestão da Ora-pró-nóbis, uma folha rica em proteínas, indicada para os veganos, uma vez que não comem carne.

"As pessoas precisam também estar atentas aos exames periódicos, para verificar a dosagem de ferro no sangue e as vitaminas B12 porque estas estão presentes na carne vermelha", explicou o médico.

Abaixo, tabelas de cardápio vegano


SAIBA MAIS

Ingestão de alimentos deve ser feitas antes, durante e após o treino