Erosão dentária: Conheça os vilões dos dentes!
Substâncias ácidas atacam os esmaltes dos dentes desgastando e desequilibrando a estrutura dentária
O sorriso é considerado um importante cartão de visita. Mas, existem inúmeros fatores que podem prejudicar a saúde bucal, sendo a cárie apenas uma das preocupações. A erosão dentária está cada vez mais comum entre as pessoas, causando um sinal de alerta entre os profissionais. "Muitos não entendem a dimensão desse problema e os procedimentos básicos para evitá-lo", explica a especialista, Marcela Vieira Calmon.
A erosão dentária consiste no ataque de substâncias ácidas ao esmalte dos dentes, desgastando e desequilibrando a estrutura dentária, caso não seja tratada. "O refrigerante é o principal agente causador deste problema", explicou Marcela que alerta que remédios e drogas ilícitas também proporcionam a erosão.
Algumas medidas simples podem evitar esse desgaste e auxiliar no tratamento, como não escovar os dentes logo após a ingestão de refrigerante. "O ideal ao tomar bebidas ácidas é esperar um pouco até fazer a escovação. Ao escovar os dentes após beber esses líquidos, contribuímos com o processo da corrosão", afirma Marcela.
A especialista complementa com a orientação de que as crianças não fiquem 'bochechando' o líquido na boca. "O ideal é não ingerir refrigerantes, por exemplo, mas caso o faça, evitar ficar com ele muito tempo na boca", conclui.