Fazer faxina pode levar a dor nas costas. Saiba como proteger a região!
O ortopedista Luiz Cláudio Lacerda, professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, explica que medidas como vassoura na altura certa podem ajudar
Deborah Giannini, do R7
Escolha uma vassoura com cabo acima da altura de seus ombros, segundo o ortopedista Luiz Cláudio Lacerda, professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina. Ao varrer com cabo curto, a tendência é inclinar para a frente, posição considerada prejudicial à coluna, além de aumentar o gasto energético e o cansaço.
Ao mudar móveis de lugar, leve o peso junto ao corpo, mantendo os cotovelos em um ângulo próximo a 90 graus. Essa posição faz com que o peso do objeto fique concentrado nas pernas e não sobrecarregue a coluna, segundo o ortopedista. Lembrando que o peso máximo a ser carregado deve corresponder a 20% do peso corporal. O médico recomenda que, caso esse peso seja superior a isso, recorra à ajuda de uma segunda pessoa.
Procure sentar-se entre uma tarefa e outra, se possível, a cada 30 minutos. Ao sentar-se, há uma modificação dos pontos de sobrecarga nas costas, amenizando os impactos na coluna, de acordo com o professor.
É recomendado fazer alongamento depois da faxina. Mas o ortopedista ressalta que faça com a orientação de um fisioterapeuta ou educador físico, pois alongamentos errados são prejudicais à coluna.
É possível subir varal e persianas sem forçar as costas. O ortopedista explica que deve se manter o abdome contraído, coluna reta e concentrar a força nos braços, ombros e pernas.
Existe uma maneira certa de agachar, protegendo a região lombar, para pegar roupas no chão, por exemplo. O ideal é abaixar com a coluna reta, jogando os glúteos para trás. Mantenha a cabeça centrada sobre o tronco enquanto faz o movimento sobre os joelhos.
A atividade doméstica que mais afeta a região lombar é a faxina, pois, além de envolver peso, as posturas costumam ser agressivas para a coluna.
Existe uma altura certa para colocar a tábua de passar e proteger a região lombar. Ela deve ficar em uma altura na qual a coluna fique completamente reta e os cotovelos dobrados com angulação próxima a 90 graus, evitando também sobrecarga dos ombros, segundo o ortopedista.
A melhor postura para passar aspirador de pó é aquela na qual a coluna fique reta, evitando inclinações que possam prejudicar a coluna. Para isso, a mangueira deve ser de longa extensão, de acordo com o professor.