Hoje é o Dia Nacional de Controle do Colesterol
Chances de desenvolver doenças do coração aumentam quando as taxas de colesterol ruim estão altas
Neste dia 08 de agosto se comemora o Dia Nacional de Controle do Colesterol. E a data tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento do colesterol alto. E apesar de muitas pessoas acharem que o colesterol é um inimigo do coração, a verdade é que ele é muito importante para o nosso organismo e por isso precisa ser controlado.
Nós temos dois tipos de colesterol o bom e o ruim. E quando as taxas do colesterol ruim, também conhecido como LDL, estão altas há grandes chances dos problemas cardíacos surgirem. De acordo com o cardiologista e cirurgião cardiovascular, Schariff Moysés uma boa maneira de diminuir os níveis de colesterol é por do controle alimentar. “A alimentação é a origem de 30% do que temos no corpo. Por isso, a dieta é capaz de reduzir os níveis de colesterol em 15%”, explicou.
Além disso, a prática de atividades físicas regulares contribuem ainda mais para a redução desses níveis. Também é necessário realizar exames períodicos visto que o excesso de colesterol LDL não apresenta sintomas, o que o torna ainda mais perigoso. O exame de sangue é capaz de identificar as taxas de colesterol e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, os níveis recomendados são 70mg/dL, não ultrapassando 100mg/dL no sangue.
Os tratamentos para o colesterol LDL são na maioria dos casos, a dieta juntamente com a prática de exercícios. Porém, para as situações de alto risco é necessário o uso de medicação. “Existem remédios para controlar o colesterol alto, indicados apenas para pessoas com alto risco. As mudanças no estilo de vida são a nossa primeira recomendação, aconselhamos que reduzam o estresse, pratiquem exercícios físicos e mantenham o peso adequado com uma dieta balanceada”, explica o cardiologista.
Confira algumas dicas para manter o colesterol em dia:
- Praticar exercícios físicos;
- Não fumar;
- Evitar o estresse;
- Comer mais frutas e vegetais;
- Dar preferência a carnes brancas, grelhadas ou assadas;
- Comer alimentos ricos em fibras como aveia, pães integrais e maçãs;
- Utilizar derivados de leite pobres em gordura: leite desnatado, iogurte desnatado e sorvetes light;
- Evitar frituras.