Saúde

Colesterol: Vilão ou mocinho? Saiba mais!

Colesterol é o vilão das doenças cardíacas mas também é primordial para o bom funcionamento do corpo humano

O LDL pode causar entupimentos das veias. 

Como está o seu colesterol? Há quanto tempo você não faz o exame? Cuidado, ele pode trazer muitas complicações para a sua saúde. O colesterol é o vilão, por exemplo, das doenças cardíacas. Mas ele também é primordial para o bom funcionamento do corpo humano. Nesta semana, o Folha Vitória lançou a ´serie de notícias sobre Insuficiência Cardíaca, a doença do coração que mais acomete pessoas no Espírito Santo, que falou sobre a importância de controlar o colesterol.

Existem dois tipos de colesterol

O LDL, chamado de “mau colesterol”, é uma lipoproteína de baixa densidade, pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento, já O HDL, também conhecido como “bom colesterol”, é uma lipoproteína de alta densidade, retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Aumento do Colesterol

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta. Para não ter surpresas desagradáveis ao se submeter ao exame de sangue (que deve ser realizado anualmente), é bom ficar de olho naquilo que coloca no prato.

 Alimentos

Alimentos de origem animal, por exemplo, são campeões em colesterol. Por outro lado, há aqueles que são verdadeiros aliados, pois ajudam a reduzir as taxas dessa substância no sangue.

A nutricionista Damylle Bueno informa sobre os alimentos que não são bons exagerar no consumo:
Carnes gordurosas, vísceras (fígado, miolo, miúdos), embutidos, peles de aves e asa de frango; laticínios (leite integral, queijos amarelos, creme de leite, molhos gordurosos), frutos do mar (camarão, lula); manteiga (bolos prontos, tortas, massa folheada, biscoitos amanteigados); banha de porco; sorvete, leite condensado, chocolate (o branco é o pior) fast food e salgados (principalmente os folheados).

Inclua na dieta aveia, soja, fitoesteróis (essas substâncias são encontradas nos vegetais, como semente de girassol), antioxidantes: vegetais verde-escuros, frutas (como cereja, amora, uva, morango, jabuticaba e maçã), grãos (linhaça, soja, etc), sementes, castanhas, condimentos e ervas (cúrcuma, orégano, cravo e alecrim) e também em bebidas, como vinho, suco de uva e chás.