Saúde bucal: respirar pela boca interfere no ganho de massa muscular
Atletas podem ter desempenho comprometido quando não cuidam da saúde bucal
Engana-se quem pensa que a saúde bucal não influencia na saúde do corpo e no desempenho do atleta. Uma boca, dentes saudáveis e a inter-relação das estruturas bucais, refletem diretamente no nosso corpo e de quem pratica esportes em geral.
Principalmente as pessoas que respiram pela boca. Esse fator interfere diretamente no ganho de massa muscular, uma vez que o sono é fundamental para ajudar neste processo e pessoas que respiram pela boca tem má qualidade de sono e comprometem o ganho de massa. "Quem respira pela boca geralmente é uma pessoa cansada, isso interfere diretamente no desempenho das atividades esportivas por desânimo, sono, se cansa mais rápido e pode ter dores ao respirar durante a atividade", explica a dentista, Mariana Laranja.
Outra conseqüência de acordo com Mariana é a influência na postura do atleta. "Geralmente estas pessoas andam com a cabeça inclinada para frente buscando facilitar a respiração, quadris jogados mais a frente dando a impressão de 'falsa barriguinha' e tem dores na coluna. Por tanto, deve-se procurar um dentista para o tratamento", ponderou a dentista.
Outro ponto a ser observado é a correta higienização bucal, pois, diferente de uma pessoa comum, o atleta ingere maior números de alimentos e suplementos durante o dia, sendo necessário haver uma maior higienização, orientação e consulta regular ao dentista para acompanhamento.
A capixaba Mithelly de Almeida, é atleta e entende a importância de uma boa saúde bucal e faz acompanhamento constante ortodôntico. "Minha dentista é fundamental em minhas preparações, como vivo de treino pesado e dieta restritiva , consome muito a aparência , pelo fato de secar e ganhar massa", destaca Mithelly.
Problemas Bucais
Não sendo feita a correta higiene bucal, pode aparecer os problemas gengivais, chamados gengivite, onde a gengiva inflama e sangra facilmente devido a presença de placa bacteriana; o surgimento de doença periodontal, onde ocorre a reabsorção óssea pela presença de placa e tártaro. "Sabemos já que as bactérias dessa condição patológica podem facilmente cair na corrente sanguínea e se alojarem nas válvulas do coração por exemplo, causando a Endocardite Bacteriana, e comprometendo também a saúde do corpo de modo geral", disse a dentista.
As disfunções na ATM, ou seja, na articulação que liga nossa mandíbula ao crânio, também são comuns, pois devido a força, a tensão e pressão durante os treinos, apertamento dos dentes inferiores contra os dentes superiores no momento de grande esforço, pode surgir essas patologias da articulação causando fortes dores e cabeça e cansaço nos músculos da face.
Sabe-se que cada dente tem sua função na mastigação, uns tem função de cortar como é o caso dos incisivos, outro tem função de furar como os caninos e por fim os molares tem função de triturar os alimentos. Se algum desses dentes ou mais de um estão prejudicados, quebrado, ou até mesmo ausentes, toda a mastigação fica comprometida, consequentemente o proveito dos nutrientes a serem absorvidos pelo corpo. "A nossa digestão tem início na boca por enzimas e pela trituração dos alimentos, quanto mais mastigados e triturados, mais nutrientes importantes são absorvidos e aproveitados. Portanto é imprescindível a saúde dos dentes e a reabilitação bucal", completou Mariana.