Saúde

Última chamada para proteger as crianças da pólio e sarampo

Municípios que ainda não atingiram cobertura vacinal de 95% foram orientados a abrir os postos de saúde no sábado, 01 de setembro

Vacinação contra a pólio e o sarampo - Marcelo Camargo/Arquivo Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo termina nesta sexta-feira (31) em todo o país. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber a dose, independentemente de sua situação vacinal.

Dados do Ministério da Saúde mostram que mais de 3 milhões de crianças ainda precisam ser imunizadas.

Municípios que ainda não atingiram cobertura vacinal de 95% foram orientados a abrir os postos de saúde no sábado, 01 de setembro. O ministério alertou que a mobilização no fim de semana é responsabilidade de cada município e, portanto, é necessário verificar com as secretarias municipais quais postos estarão abertos.

Este ano, a vacinação é feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço.

No caso da pólio, as crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre um ano e menores de 5 vão receber uma dose da tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Locais para vacinar no final de semana

Linhares

Sábado , 01 de setembro, no Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde, Naps, das 8h às 16h.

Vila Velha

Sábado (01) e Domingo (02) de setembro. A vacinação será realizada em dois postos volantes que funcionarão nos shoppings Boulevard, em Itaparica, e Praia da Costa, das 10h às 22h.

Meta: o público alvo da campanha em Vila velha é de 22.281 crianças na faixa etária especificada. A dois dias do encerramento oficial da campanha, o município atingiu 85% de cobertura para o sarampo e 86,61% para a poliomielite.

Cariacica

Sábado (01 de setembro), nas unidades de saúde de Bela Aurora, Cariacica Sede, Itapemirim, Itaquari, Nova Rosa da Penha II, Novo Brasil, Oriente, Padre Gabriel, Porto de Santana, Rio Marinho e Santa Fé das 8h às 17h.

Meta: A dois dias do encerramento da campanha foram aplicadas 15.616 doses de vacinas, o que corresponde a 72,2% do público alvo na cidade, que é de 21.624 crianças.

Guarapari

Sábado 01 de setembro, nas unidades : Centro de Saúde “Dr Roberto Calmon”, Centro Municipal de Saúde, Unidade de Saúde “Pedro Machado” – Bela Vista, Unidade de Saúde de Santa Mônica das 8h às 16. E Escola Adalgiza Fernandes Marvilla – Condados – durante a Grande Meaípe em Ação, das 08h à 12h.

Pontos moeda