Saúde

Cicatrizes: Diferentes tipos e tratamentos

Cirurgias plásticas para correção de cicatriz têm sido cada vez mais procuradas segundo especialista

Cirurgia para remoção de cicatriz só é recomendada para lesões graves 

As cicatrizes aparecem em diversas regiões do corpo e podem ser ocasionados por inúmeros motivos, desde de um simples corte acidental até a reação do organismo após determinada cirurgia. De cores, espessuras e tamanhos variados elas incomodam muita pessoas e dependendo do local afetam diretamente a autoestima. 

Por conta disso, as cirurgias plásticas para correção de cicatriz têm sido cada vez mais procuradas segundo o cirurgião plástico, Humberto Pinto. O objetivo é reduzir a lesão, fazendo assim com que a pele fique mais nivelada e uniforme, além de melhorar a elasticidade e mobilidade da área acometida. 

Mas o cirurgião ressalta que a cirurgia é indicada apenas para cicatrizes mais graves ou quando outros tratamentos estéticos não funcionam. “O desaparecimento completo da cicatriz nunca é garantido, pois cicatrizes são indeléveis. O resultado depende muito do tipo de pele do paciente”, alerta.

Tipos de cicatrizes 

Cicatriz hipertrófica: um aglomerado de tecido espesso desenvolvido no local da cicatrização. Em geral essas cicatrizes são vermelhas e altas, podendo ser mais claras ou escuras.

Queloides: podem ser dolorosas, altas e enrugadas e também são mais difíceis de ser removidas.

Contraturas: restringem o movimento por conta da união da pele e do tecido subjacente. Elas acontecem durante uma queimadura, por exemplo, onde há uma perda de tecido.

O cirurgião plástico Humberto Pinto explica que o processo de correção de cicatriz pode ser feito de diversas formas, dependendo do grau de cada marca. “Cabe ao médico avaliar qual a melhor técnica a ser usada, se a que utiliza cortes, remoção ou reorientação de partes da pele afetada”, finaliza.

Pontos moeda