Saúde

Contratação de ortopedista foi debatida em reunião do Conselho Consultivo do HFA em Guarapari

A segunda reunião do Conselho Comunitário Consultivo do Hospital Francisco de Assis (HFA) aconteceu no dia 13 de setembro na sede da instituição em Guarapari.

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
A reunião aconteceu no dia 13 na sede do HFA.

O Conselho Consultivo do HFA debateu sobre a implantação de melhorias no atendimento do Hospital. Entre os pontos colocados em pauta, a ampliação da faixa etária dos atendimentos de 12 para 14 anos, o aumento da enfermaria para receber os novos pacientes e a contratação de um ortopedista, que junto com a neurologia são quase 70% da demanda que o hospital precisa reencaminhar para hospitais na Grande Vitória.

Também foi discutido o impacto que essas mudanças causariam no HFA, como um aumento significativo na demanda, principalmente na época do verão e a ampliação da enfermaria para receber adolescentes.

Na ocasião, dados sobre a instituição forma apresentados: 18 leitos de pediatria, 10 leitos de UTI, 20 leitos de maternidade, cirurgias, raio X, ultrassonografia e laboratório. Até abril deste ano, foram 12 mil internações, 42 mil diárias, 10.500 diárias de UTI, 5.262 nascimentos e 1.784 cirurgias eletivas.

O Conselho

O superintendente do HFA, Jailton Pedroso, apresentou o projeto de expansão do Hospital para os conselheiros. Foto: 

O Conselho Comunitário Consultivo do HFA, que incorpora diversos setores da sociedade no trabalho do hospital, é um modelo utilizado na unidade de Cachoeiro de Itapemirim (HIFA), a instituição mantenedora, e é uma ferramenta muito importante também para Guarapari, colocando em prática a iniciativa de incorporar diversos setores da sociedade no trabalho desenvolvido pelo Hospital Francisco de Assis na cidade. No final da reunião, o superintendente do HFA, Jailton Pedroso, apresentou o projeto de expansão do Hospital para os conselheiros explicando que os terrenos para tal implantação já foram adquiridos ao redor da instituição.