Saúde

Precisando de ajuda? Ligações podem salvar vidas!

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias

Ligações para o Centro de Valorização da Vida (CVV), que auxilia na prevenção do suicídio, podem ajudar muitas pessoas. Um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Saúde, assinado em 2017, permitiu o acesso gratuito ao serviço (ligações), prestado pelo telefone 188.

No Espírito Santo, o atendimento se concentra em Vitória e Linhares, mas abrange vários municípios através do telefone do CVV.

Por meio do número, pessoas que sofrem qualquer tipo de desconforto emocional ou psicológico podem conversar com voluntários da instituição e são aconselhados. Antes, o serviço era cobrado e prestado por meio do 141.

A ligação gratuita para o CVV começou a ser implantada em Santa Maria (RS), há quatro anos, após o incêndio na boate Kiss, que matou 242 jovens.

O centro existe há 55 anos e tem mais de 2 mil voluntários atuando na prevenção ao suicídio. A assistência também é prestada pessoalmente, por e-mail ou chat.

Voluntário

Através do site do Centro de Valorização da Vida (CVV) também existe a possibilidade de se voluntariar. Para isso, basta ter mais de 18 anos de idade, pelo menos quatro horas disponíveis por semana e vontade de ajudar pessoas, você pode ser um plantonista do Programa de Apoio Emocional do CVV.

Clique e saiba mais!

Além disso, precisa participar de um curso gratuito de preparação de voluntários. As principais frentes de atuação do plantonista são o atendimento por telefone, voip e o chat.

Também é possível ser um voluntário-especialista, auxiliando o Centro com conhecimentos e recursos próprios, como, por exemplo, divulgação e captação de recursos ou tecnologias. 

Pontos moeda