Obesidade aumenta em 60% na última década
Adultos obesos e sobrepeso podem ultrapassar a marca de 700 milhões e 2,3 bilhões, respectivamente, até 2025
É muito comum ouvir falar sobre dietas associadas a exercícios que trazem o corpo ideal, desejado por muitos, especialmente nos meses que antecedem o verão. Mas a verdade é que essa busca precisa ser além da estética, baseada numa procura constante pela saúde e pela qualidade de vida.
No dia 11 de outubro, o Ministério da Saúde celebra o Dia Nacional de Combate à Obesidade. Nesse sentido, é importante falar sobre os riscos que a doença traz à população, especialmente nos dias atuais, que a ansiedade, estresse tem gerado alterações hormonais e aumento de peso na maioria da população.
Na última década, o número de brasileiros com algum grau de obesidade aumentou em cerca de 60% e, conforme projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos obesos e com sobrepeso podem ultrapassar a marca de 700 milhões e 2,3 bilhões, respectivamente, até 2025.
E a médica, Bilma De Rossi explica que não há mistério para a prevenção. "Reeducação alimentar e exercícios físicos são os grandes segredos no combate à doença que, na maioria das vezes, acarreta em diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e até mesmo o risco de câncer. Mas o que se percebe é que o grande desafio é conscientizar sobre a importância de iniciar esses hábitos de vida saudável hoje, agora, apesar do dia corrido, dos compromissos inadiáveis ou de todas as tarefas que a rotina nos impõe", explica.
A especialista diz que hábitos simples como trocar o elevador pelas escadas, estacionar o carro um pouco mais distante do destino para forçar uma caminhada, comer salada no almoço antes do prato principal, são algumas dicas que funcionam para dar início a uma nova realidade e diminuir as chances de adoecer, mas é preciso, em primeiro lugar, entender a importância do querer mudar.
"As mudanças de hábitos acontecem aos poucos e garantem mais saúde, mas o desafio é diário e essas alterações precisam ser prioridade na rotina, assim como carreira e família. Antes de tudo, é preciso compreender que o mais importante é a vida, a saúde, para que todos os projetos sejam realizados com sucesso", finalizou Bilma.