Saúde

Saiba como reduzir o açúcar substituindo por produtos naturais

Ministério da Saúde irá reduzir nível de açúcar em produtos industrializados como refrigerantes, iogurtes e achocolatados, são alguns exemplos

As frutas podem ser utilizadas para adoçar as receitas, produzir caldas e substituir o açúcar. 

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, anunciou nesta segunda-feira (01), em Brasília, que ainda este mês será finalizado um acordo com a indústria de alimentos processados para a redução do nível de açúcar em vários produtos. Segundo ele, nesse primeiro momento, a proposta vai incluir iogurtes, achocolatados, sucos em caixinha, refrigerantes, bolos e biscoitos.

O objetivo da ação é prevenir problemas de saúde e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida população em crescente envelhecimento no país.

Os produtos industrializados são por sua vez vilões da saúde, e um grande desafio dos nutricionistas é auxiliar nas escolhas dos pacientes quando estes dependem logisticamente dos produtos industrializados em seu dia-a-dia e não conseguem encontrar no mercado opções adequadas às suas necessidades, que não sejam prejudiciais à saúde e ao bem-estar. 

Estes produtos contém, na sua maioria, excesso de açúcares e de sódio, além de aditivos alimentares, com único objetivo de aumentar sua conservação, realçar seus sabores e cores, preservar suas texturas e regular sua acidez.

Atualmente mais de 50% da população tem sobrepeso e 30% obesidade. Isso mostra que cada vez mais nossa população terá problemas com as doenças crônicas não transmissíveis, como problemas de coração, câncer, depressão e diabetes. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que apenas 10% dos alimentos consumidos por dia venham do açúcar, mas os brasileiros consomem 16,3%.

Apesar da suma importância das medidas preventivas adotadas pelo governo, é importante que a população se conscientize dos riscos em consumir açúcar em excesso e passem a adotar, em suas casas, práticas para substituir o alimento por outros mais saudáveis. 

Segundo a nutricionista Marina Uvo, isso reforça a importância de dar preferência aos alimentos naturalmente doces, como tâmaras, ameixa, manga, cenoura, beterraba, canela e tantos outros, que podem ser utilizados em diversas receitas substituindo o açúcar de adição.

Marina ainda dá alguns exemplos de como reduzir esse consumo: Suco de Maracujá com Manga, Leite com Canela, Bolo preparado com banana, maçã, tâmara ou ameixa no lugar do açúcar, Café adoçado com Óleo de Coco. "Também aconselho evitar os refrigerantes. Eles podem ser alternados com água gaseificada", comentou.