Dicas para envelhecer bem e com saúde

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Segundo o Ministério da Saúde, até 2030 Brasil terá uma população composta por mais idosos do que crianças. Por isso precisamos pensar, agir e investir mais a respeito de um envelhecimento saudável e melhor qualidade de vida.
Com o passar do tempo o corpo vai passando por transformações físicas, hormonais e metabólicas tornando-o mais vulnerável as doenças e as condições ruins de saúde. Envelhecer bem é possível, com certeza e se você já passou dos 60 anos deve começar a tomar alguns cuidados especiais.

Alguns cuidados são essenciais quando falamos de uma vida ativa e de qualidade na terceira idade: atividade física, boa alimentação, saúde mental, sono de qualidade, acompanhamento médico e vacinas. Não podemos esquecer, entretanto, que muitas dessas práticas devem ser iniciadas bem antes, lá na infância e adolescência de preferência para que os resultados se tornem os melhores possíveis mas também nunca é tarde para começar.

Entenda abaixo como ajudar a cuidar de alguma dessas áreas:

1- Pratique atividade física regularmente: segundo a Organização Mundial de Saúde, 150 minutos semanais de atividade física aeróbica são suficientes para reduzir comorbidades e melhorar qualidade de vida. Além disso, melhora o humor, a disposição e reduz dores no corpo. Associar aos exercícios alongamentos diários também ajuda muito a redução das dores corporais ao longo da vida. O ideal é que após os 60 anos de idade se inicie um exercício para ganho de massa muscular como musculação que ajudará não só na melhoria das comorbidades, mas como também no equilíbrio e força muscular.

2-Mantenha uma boa alimentação: durante o processo de envelhecimento é normal que haja mudanças no padrão alimentar, tanto na quantidade dos alimentos quanto na qualidade. Passam a ingerir menos comida o que, na verdade, deve se aumentado nesse período e também a ingerir menos proteína na alimentação quando, na verdade, também deveria ser aumentado. Por isso as refeições devem ser planejadas e de preferência orientadas por um profissional de saúde, seja médico ou nutricionista. Uma outra observação importante é quanto ao consumo de água que também deve ingerida e ofertada com frequência nessa população; uma média de 2 litros por dia.

3- Cuidados com a saúde mental: para um envelhecimento saudável é imprescindível um convício social mesmo se for apenas de maneira virtual. Manter a mente ativa, com alegria, sorrisos e sã é fundamental.

4-Dormir bem: nosso corpo precisa descansar pelo menos 7 horas por noite e de noites bem dormidas e isso é um ponto fundamental para um envelhecimento saudável e não o mais importante.

5- Manter acompanhamento médico regular: um envelhecimento saudável depende da prevenção contra doenças e problemas de saúde que interfiram na sua qualidade de vida. Essa prevenção deve ser feita por profissionais especializados por meio de consultas regulares e exames.

6-Mantenha as vacinas em dia: as vacinas são elementos fundamentais na prevenção de doenças que afetam a saúde de quem tem mais de 60 anos. AS principais recomendadas são a contra Influenza B, pneumocócicas, vacina contra hepatite A, B e herpes zoster. Consulte seu médico para saber qual a ou as indicadas para você.

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni