Menopausa: saiba como se preparar

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Qual mulher não fica atenta quando começa a sentir ondas de calor, suores noturnos, na casa dos 45 anos? Estes são alguns dos sintomas do período de transição da menopausa, que é um período em que se esgota o estoque de óvulos da mulher.

A menopausa, decorrente da perda da atividade folicular ovariana sem outra causa patológica ou fisiológica, ocorre tipicamente entre os 45 e os 56 anos. Durante este período de transição da menopausa, aproximadamente 50% a 75% das mulheres apresentam ondas de calor, suores noturnos ou ambos (sintomas vasomotores) e mais de 50% apresentam sintomas geniturinários (Síndrome Geniturinária da Menopausa – GSM). Nessa fase, é muito importante que comece a procurar um profissional para avaliar a necessidade e a viabilidade de reposição hormonal.

Também há transformações físicas e emocionais que são provocadas pela cessão dos hormônios femininos pelos ovários. Um dos tratamentos eficazes aprovados pela Food And Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos são as preparações orais e transdérmicas de estrogênio com ou sem progestagênio.

Pesquisamos todo o histórico da paciente, para passar uma profilaxia indicada e que não cause efeitos colaterais.

LEIA TAMBÉM: Artigo | Qual é a sua ponte para o futuro?

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni