7 razões para fazer tratamento ortodônticos com alinhadores invisíveis

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

A Ortodontia mudou muito nos últimos anos! Com o avanço da tecnologia, nós também não poderíamos ficar pra trás! Novas modalidades de tratamento foram surgindo e muitos pacientes se questionam: será que os alinhadores, semelhantes a placas de plástico realmente funcionam para todos os casos? Será que corrigem mesmo os dentes assim como os aparelhos fixos?

A coluna de hoje é pra te responder que sim! E te dar alguns motivos para escolher essa opção de tratamento!

Os alinhadores ortodônticos passaram por um processo de melhoria na tecnologia disponível significante. Há algum tempo atrás, essa modalidade era somente para casos simples, pequenas correções. Porém, com os investimentos de empresas renomadas, pudemos observar que a eficiência do tratamento mudou completamente e hoje podemos tratar casos complexos de maneira satisfatória!

Então segue aqui, alguns bons motivos para que você escolha esse tipo de tratamento:

1- Alimentação: por serem removíveis, o paciente fica livre das antigas restrições alimentares. Com aparelhos fixos, como os mesmos são colados nos dentes, haviam restrições para que os braquetes não descolassem.

2- Higiene: Essa sem dúvidas é a melhor parte! Poder remover o aparelho para realizar a correta higienização evita acúmulo de placa, doenças gengivais, cárie, mau hálito.

3- Estética: O ganho estético é um fator que conta muito. Para os olhares mais desatentos, o aparelho é quase imperceptível.

4- Conforto: Como não temos fios e braquetes, as feridas na boca não ocorrem. Além disso, por mais que tenhamos resinas coladas na superfície dos dentes, que auxiliam na movimentação, quando essas se descolam, não há problema quanto a incômodos ou machucados na mucosa.

5- Tecnologia: Como as movimentações são planejadas virtualmente, os alinhadores são confeccionados de forma que a movimentação ocorra na proporção solicitada pelo Ortodontista. O controle tridimensional do dente, já que o plástico abraça toda a superfície da coroa dentária nos dá mais controle das movimentações.

Com aparelhos fixos, determinadas movimentações eram obtidas através de dobras nos fios o que está intimamente ligada a habilidade manual do profissional.

6- Possibilidade de adaptação de mecânica para movimentação: Isso quer dizer que mesmo com alinhadores ainda podemos associar mecânicas que sempre funcionaram muito bem para bons resultados da movimentação dos dentes.

O uso de elásticos e miniimplantes também são possíveis para alcançarmos a movimentação planejada. A experiência do seu Ortodontista conta MUITO. Ele deve saber sempre resolver o seu problema quando a movimentação com alinhadores fica aquém do que ele planejou. E para isso deve lançar mão de alguns acessórios que promovem as movimentações desejadas.

7- Visualização da simulação do resultado do tratamento: o software permite que o seu dentista te mostre, após finalizar o seu planejamento, uma simulação do resultado do seu tratamento no computador.

Também é possível sobrepor o resultado do seu sorriso em uma foto sua, para que você observe como o sorriso ficará após finalizar o tratamento. Lembrando que essa simulação é uma boa noção do seu resultado.

Espero ter te ajudado na sua escolha! Mas lembre-se: as empresas fabricantes de alinhadores NÃO REALIZAM NENHUM PLANEJAMENTO DAS MOVIMENTAÇÕES. Procure sempre um bom profissional para conduzir seu caso e desfrute de todas as vantagens tecnológicas disponíveis!

LEIA TAMBÉM: Por que não deixar as crianças sentarem em “W

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto