A contenção que eu tenho colada nos dentes pode estar fazendo mal para a minha saúde?

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

Sabe aquela barra fixa que a maioria das pessoas usa atrás dos dentes inferiores depois que termina o tratamento ortodôntico? Ela é indicada a depender do quanto os seus dentes eram desalinhados (tortos) antes do início do seu tratamento, da sua idade, das dificuldades enfrentadas no seu tratamento e do quanto de osso você tem nessa região. E o que o osso tem a ver com isso? Tudo!
Acontece que o dente é fixado na sua posição pelo osso no qual ele está inserido, é como se ele morasse numa “casinha” de osso, e se temos perda desse osso, o dente fica mais instável, de modo que forças normais do dia a dia podem tirar ele do lugar. E, porque as vezes ficamos anos com essa barra? Imagine qual é a região do corpo com mais perda óssea fisiológica (natural do envelhecimento) ao longo dos anos. É uma região anatômica chamada “sínfise mandibular” que é exatamente a região onde ficam os dentes anteriores inferiores e é por isso que muitas vezes é recomendável deixar essa barra fixa colada em médio a longo prazo.

Acontece que atualmente surgiu em mídias sociais o rumor de que essas barras interferem no campo energético das pessoas, atrapalham o funcionamento de órgãos vitais e poderiam até estar relacionadas com casos de infertilidade. Essa coluna de hoje tem a função de te dizer que isso é um MITO.

Primeiramente, a especialidade “Odontologia Biológica” não é reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia e esses relatos sobre campos energéticos não apresentam embasamento científico. Fazendo uma extensa pesquisa bibliográfica, não encontrei sequer um artigo ou estudo científico que tenha encontrado qualquer tipo de relação, associação ou efeito causal entre a presença de barras de contenção fixa e qualquer problema ou impacto na saúde do indivíduo. Mesmo em buscas relacionadas à Medicina Chinesa e Ayurvédica.

O único problema da barra de contenção ortodôntica acontece quando ela não é adequadamente higienizada ou quando fica sem supervisão do ortodontista por anos, pois isso pode acarretar inflamação da gengiva e dos tecidos de suporte do dente. Fora isso, fique tranquilo, ela apenas vai manter seus dentes inferiores no lugar.

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu