Afinal o ovo faz mal para o coração? Entenda

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

O Ovo é um alimento nutritivo, rico em proteínas e micronutrientes, mas também contém gordura saturada e colesterol.
Seu consumo já foi várias vezes alvo de pesquisas e polêmicas relacionadas ao coração.

A gordura saturada presente no ovo é um tipo de gordura existente em alimentos de origem animal e o seu consumo está associado a um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares porque aumenta o colesterol, um grande vilão para a saúde do coração. Porém, a sua quantidade no ovo é pequena. Por isso, quando o consumo está aliado a uma alimentação saudável e à prática de atividades físicas, ele não traria malefícios.

O ovo é uma fonte de colesterol. Estudos mostram que a absorção do colesterol é diferente de indivíduo para indivíduo e sofre influência genética, do metabolismo e da alimentação. Em aproximadamente 90% da população o consumo desse alimento não aumenta significativamente os níveis de colesterol porque o organismo regula, diminuindo a produção própria quando há um aumento da ingesta. Mas, em 10% da população há um aumento dos níveis de colesterol devido ao consumo de ovos em função da maior absorção que apresentam.

Como saber se você faz parte desses 10%? Realizando exame de sangue laboratorial para análise.

Logo, para a maioria das pessoas o consumo de ovo moderado não representa riscos. Para saber se você faz parte desse grupo é fundamental realizar o seu chek up.

LEIA TAMBÉM: Contenção ortodôntica e infertilidade; existe relação?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich