Alimentos ultraprocessados: especialista alerta dos riscos para a saúde

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

Alimentos ultraprocessados têm se tornado uma presença comum em nossas mesas, mas uma nova pesquisa realizada por cientistas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da USP, revela que esses produtos representam um sério risco para a nossa saúde. O estudo, que analisou dados de quase 10 mil itens de mercados, em São Paulo e Salvador, descobriu que 97,1% dos alimentos ultraprocessados continham excesso de sódio, gordura ou açúcar adicionado.

Além disso, a pesquisa identificou a presença de aditivos químicos em muitos desses produtos, dividindo-os em duas categorias: aditivos cosméticos, que melhoram a aparência e o sabor dos alimentos, e aditivos não cosméticos, como conservantes e estabilizantes. Surpreendentemente, 82,1% dos alimentos ultraprocessados continham pelo menos um aditivo cosmético, aumentando ainda mais os riscos para a saúde.

Os alimentos campeões em termos de teor elevado de sódio, gordura ou açúcar, juntamente com aditivos cosméticos em excesso, foram os biscoitos doces e salgados, bolos e tortas industrializadas, chocolates, bebidas lácteas, sorvetes e margarina. Em outras palavras, muitos dos produtos que frequentemente consumimos podem ser prejudiciais à nossa saúde a longo prazo.

Essas descobertas ressaltam a importância de políticas públicas que ajudem a orientar escolhas alimentares mais saudáveis. É crucial melhorar a comunicação entre as ações legislativas e o consenso científico, para que os consumidores possam fazer escolhas mais conscientes.

Os perigos dos alimentos ultraprocessados são evidentes e requerem uma ação coordenada de autoridades, indústria e consumidores para promover uma alimentação mais saudável e reduzir os riscos à saúde associados a esses produtos.

LEIA TAMBÉM: Higiene do sono para crianças: como e por que fazer

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni