Apneia do sono: entenda como a odontologia pode te ajudar

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico odontológico, realizado em hospitais por profissional especialista: o cirurgião bucomaxilofacial. Essa cirurgia foi indicada inicialmente apenas para o tratamento da oclusão dental em pacientes adultos que apresentassem deformidades da face.

O que diversos pacientes não sabem é que a ortognática vai muito além da melhora da mastigação e envolve mudanças estéticas, melhora e controle da dor articular (ATM), além da melhora na respiração, promovendo assim mais qualidade de vida.

A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um problema de saúde pública não só pela sua elevada prevalência, mas também pela diversidade de danos crônicos e cumulativos que ocasiona na saúde geral do paciente. A Academia Americana de Medicina do Sono define AOS como uma doença que se caracteriza por episódios repetitivos de obstrução total (apneia) ou parcial (hipopneia) das vias aéreas superiores durante o sono.

Epidemiologicamente, está associada à má qualidade de vida e pode levar a sonolência diurna excessiva, levando a um maior risco de acidentes domésticos e veiculares, depressão, ansiedade, perda de memória, doenças cardiovasculares, entre outros.

A cirurgia bimaxilar consolida-se como uma das melhores opções terapêuticas para tratar esses pacientes com distúrbios do sono. É uma opção cirúrgica eficaz para o tratamento da doença pois consegue a ampliação da via aérea superior por meio da modificação tridimensional do esqueleto facial, apresentando grande taxa de sucesso na melhora clínica do paciente.

Sono de melhor qualidade é um benefício diretamente relacionado a ortognática, sendo um dos tratamentos de escolha para pacientes que possuem distúrbios como ronco e apneia obstrutiva do sono. E é o sono de qualidade, uma das mudanças que acontecem de imediato para esses pacientes pois não precisam mais lidar com os bloqueios de ar que os acometiam anteriormente e apresentam menos sintomas relativos a AOS, como cansaço frequente e irritabilidade.

Como todo procedimento cirúrgico, deve ser planejado por cirurgiões bucomaxilofaciais preferencialmente que tenham formação em odontologia do sono, pois requer indicação correta para sua realização, planejamento detalhado e diferenciado.

LEIA TAMBÉM: Morte súbita é igual a infarto? Entenda

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim