Artigo: Obesidade, pandemia em curso

Foto de Dra. Gisele Dazzi
Dra. Gisele Dazzi

O Dia Mundial da Obesidade foi celebrado no dia 4 de março. Em artigo na revista Lancet Gastroenterology & Hepatology de junho de 2021, a disseminação global da obesidade foi rotulada como uma pandemia, embora com um início mais lento de casos e efeitos prejudiciais do que a pandemia de H1N1 de 2009 ou a pandemia de COVID-19.

Combater a obesidade envolve muitos fatores, como biológicos e ambientais. Muitas pessoas afirmam que a obesidade parte de uma questão da força de vontade do indivíduo em controlar alimentação, fazer dietas, questão de responsabilidade social, mas se esquecem da indústria de alimentos e bebidas processados que colaboram com o sobrepeso da população atual.

A obesidade é uma doença crônica considerada por múltiplos fatores como social, genético, metabólico e psicológico.

Além disso, ela pode causar outras doenças por conta do excesso de gordura corporal com maior probabilidade para doenças cardíacas, AVC (acidente vascular cerebral), diabetes, apneia do sono, osteoartrite, cânceres e transtornos psiquiátricos. Os órgãos atingidos vão desde coração, fígado, pâncreas, pulmões, cérebro, até articulações.

Além de uma alimentação saudável e prática de exercícios físicos, tem tratamento supervisionado por um endocrinologista.

LEIA TAMBÉM: Confira 6 dicas para uma adaptação escolar tranquila

Foto de Dra. Gisele Dazzi

Dra. Gisele Dazzi

Médica endocrinologista e seu propósito aqui na coluna Vida Saudável é trazer informação e novidades para que você melhore a cada dia sua qualidade de vida. @dragiselelorenzoni