Autorresponsabilidade: assuma as rédeas da sua vida e transforme a sua realidade

Foto de Amanda de Andrade Zanotto
Amanda de Andrade Zanotto

Hoje, muito se fala sobre autorresponsabilidade. É comum vermos profissionais de várias áreas salientando recorrentemente a importância desta característica para a melhora da nossa qualidade de vida e relações.

Mas e você? Sabe o que é autorresponsabilidade?

A autorresponsabilidade é uma habilidade extremamente importante que consiste em atribuir unicamente para si tudo aquilo que acontece na sua jornada, seja uma experiência boa ou ruim. É a certeza (crença) absoluta de que somos cocriadores de nossa realidade, mesmo que esta não seja como gostaríamos que fosse.

A boa notícia é que essa é uma habilidade que podemos adquirir a medida em que aumentamos nosso nível de consciência praticando autoconhecimento e refletindo honestamente sobre nossas atitudes, relações e comportamentos. Quando começamos a implantar essas ações nas nossas vidas deixamos gradativamente de sustentar posições de vítimas diante dos desafios assumindo total protagonismo e passando a nos enxergar como os únicos responsáveis pela realidade que estamos vivenciando.

Forte isso, não? E por falar em vítimas dificilmente existe alguém que nunca se pegou reclamando, culpando ou justificando seus problemas com frases do tipo: “Meus Deus por que eu??” ou “Eu só fiz isso porque fulano fez aquilo…” Fulano é preguiçoso, se não fosse ele eu já teria terminado essa tarefa”, “Se me minha mãe tivesse me obrigado a estudar eu não seria fracassado profissionalmente”.

Projetar no outro nossa incapacidade e nossas possíveis frustações faz parte da natureza humana. Mas a medida em que essa condição se perpetua e a autorresponsabilidade diminui, o individuo perde o poder de controlar a própria vida embarcando em uma espiral de fracasso e lamentação. Pessoas assim, geralmente serão as primeiras eliminadas de um time vencedor.

Ao contrário, pessoas autorresponsáveis tem a sua capacidade criativa cada vez mais ampliada, são mais produtivas e bem-sucedidas pois a decisão de parar de culpar, justificar, e projetar permite que os desafios sejam excelentes oportunidades de desenvolvimento pessoal. O foco passa a ser sempre na solução e não mais no problema.

Ser autorresponsável, é retomar as rédeas da sua saúde, seu bem-estar e qualidade de vida. E se hoje você não está vivendo aquilo que gostaria de viver, saiba que desenvolver a autorresponsabilidade te ajudará a colocar em prática o conhecimento de que apenas você tem o poder de mudar aquilo que você mesmo cocriou. Assim, a boa notícia (para aqueles que compreenderam a autorresponsabilidade) é que a mudança sempre estará nas nossas mãos e podemos exercê-la sempre que desejarmos.

Sendo assim eu te pergunto: existe poder maior que este?

LEIA TAMBÉM: Alimentação pode desencadear acne? Saiba como a dieta influencia nas espinhas

Foto de Amanda de Andrade Zanotto

Amanda de Andrade Zanotto

Advogada. Sócia fundadora da 4U - Startup de bem-estar físico e mental. Mestre e facilitadora dos cursos Avatar de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal no Brasil e nos EUA desde 2010. Pós graduanda em Neurociência e comportamento pela PUC/RS. @4useumelhorpresente