Campanha ‘Julho Laranja’ e a importância da prevenção na ortodontia

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

Julho é mês de férias curtas escolares. Exatamente a época em que os pais aproveitam a folga dos pequenos para levá-los para um check up médico e odontológico.

Pensando nisso e sabendo que é o mês de maior busca pela Ortodontia no Brasil a Dra Cibele Albergaria, uma Ortodontista do Distrito Federal lançou em 2019 uma campanha que busca sensibilizar os pais para a importância da Ortodontia Preventiva, a partir dos 6 anos de idade.

O slogan da campanha é “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”. A cor laranja foi escolhida por simbolizar alegria, vivacidade e confiança. Em 2020, a mobilização ganhou uma mascote, um pássaro que foi batizado de Julito.

Ano passado, nessa mesma coluna tivemos a oportunidade de entrevistar a Dra Cibele, que na época reafirmou: “Como ortodontista, eu não via esta responsabilidade social. Inspirada na Campanha Outubro Rosa, tive este insight. Encontrei esta forma de conscientizar a população sobre a importância da especialidade e o porquê consultar o Ortodontista.”

A prevenção é amplamente divulgada para todas as áreas da saúde e com a Ortodontia não poderia ser diferente. Todos os dias atendemos no consultório pais que trazem os filhos em busca de tratamentos preventivos que possam minimizar a gravidade no futuro.

Mas também atendemos adolescentes que perderam a janela de crescimento e que alguns procedimentos já não são mais possíveis.

O mesmo ocorre com adultos. Nesses casos, nossas abordagens às vezes incluem procedimentos mais invasivos como cirurgias, em alguns casos há necessidade de extração de alguns dentes e o tratamento muitas vezes acaba sendo mais longo e demorado.

Então acompanhe aqui comigo as diversas vantagens de se tratar de maneira preventiva:

1- Menos chance de cirurgias no futuro;

2- Menor chance de extração de dentes para resolver falta de espaço ou problemas de oclusão (desencaixe dos arcos dentários);

3- Minimizamos o tempo de tratamento futuro;

4- Possibilita movimentações que após o fim do crescimento não são mais viáveis;

5- Melhora na qualidade de vida da criança (devolvendo boa função, boa estética):

6- Melhora na qualidade do sono (intervenções para apnéia do sono, bruxismo e apertamento).

A criança bem acompanhada por um Odontopediatra geralmente é conduzida ao Ortodontista para uma avaliação. Toda criança deveria passar por uma primeira avaliação com essa especialidade por volta dos 6 anos de idade!

A Ortodontia preventiva possibilita um crescimento adequado dos ossos da face e “prepara o terreno” para um bom alinhamento dos dentes no futuro! Por isso, fique atento ao slogan da campanha e leve seu filho para uma avaliação! Cuidados precoces, sorrisos para toda a vida!

LEIA TAMBÉM: Aprenda 7 dicas para cuidar da saúde do seu coração

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto