Câncer em números: tudo o que você precisa sobre a realidade dos tumores malignos no Brasil e no ES

Foto de Dr. Vitor Fiorin
Dr. Vitor Fiorin

Você provavelmente conhece alguma pessoa que recebeu o diagnóstico de câncer. Mais do que isso, talvez essa pessoa seja um familiar, amigo (a) próximo ou mesmo você leitor(a). Em meio as inúmeras notícias (verdadeiras e mentirosas), o objetivo desse artigo é traduzir um pouco dos números sobre a realidade brasileira e capixaba quanto a frequência e as necessidades de enfrentamento dos tumores malignos.

Quantas novas pessoas irão receber o diagnóstico de câncer no Brasil e no Espírito Santo?

São esperados 704 mil novos casos de câncer no Brasil por ano, sendo 13.410 desses somente no Espírito Santo. Esse é o tamanho do desafio que nossa sociedade enfrentará nos anos de 2023-2025 segundo o levantamento divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) como parte da campanha do Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de Novembro).

Quais são os 3 tipos de câncer mais comuns no Brasil e no Espírito Santo?

O câncer de pele (não melanoma) é o mais incidente no país e no nosso estado com cerca de 30% dos casos. Ele acontece tanto em homens quanto em mulheres, principalmente em pessoas de pele clara, acima dos 50 anos de idade e tem como principal causa a ação danosa dos raios solares sobre a pele.

O câncer de próstata e o câncer de mama são respectivamente o segundo e terceiro tipos de tumores malignos mais frequentes. Cada um deles correspondem a cerca de 30% dos casos em homens e mulheres, respectivamente.

Quais são os 5 tipos de câncer que mais causam a morte nas mulheres no Brasil?

O tumor de mama é responsável por cerca de uma de cada três mortes de mulheres com câncer no Brasil. A neoplasia de pulmão, intestino, colo de útero e pâncreas fazem parte sequencialmente dos outros 5 tipos que mais acarretaram a morte das mulheres no Brasil.

Quais são os 5 tipos de câncer que mais causam a morte em homens no Brasil?

Já para os homens, os principais vilões são o câncer de pulmão e de próstata sendo cada um responsável por 13% das mortes nos homens. Os outros integrantes dos tumores mais do tumor da próstata, intestino, estômago e esôfago.

E qual o impacto do câncer como causa de morte no Espírito Santo?

O câncer é responsável por cerca de 4.000 mortes por ano no Espírito Santo. As neoplasias malignas de pulmão (11%), intestino (9%), mama (9%), próstata (8%) e esôfago (6%) são os 5 tumores que mais levam os capixabas a falecerem.

Outras estatísticas confirmam que os tumores são um desafio no nosso estado: cerca de de 15 – 20% das mortes nos municípios de Vitória, Vila Velha e Serra são causadas por neoplasias malignas, além de já serem a principal causa de morte em 2 municípios do nosso estado: Atílio Vivácqua e Marilândia.

A informação é uma importante arma para o enfrentamento e mitigação dos males do câncer na nossa sociedade. Esse é o compromisso do nosso time do vida saudável e check-up saúde.

Tem alguma dúvida sobre câncer?
Escreva nos comentários

Fontes bibliográficas:
– https://observatoriodeoncologia.com.br/#indicadores
– https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/numeros/estimativa

Foto de Dr. Vitor Fiorin

Dr. Vitor Fiorin

Médico. Especialista em Oncologia Clínica (cuidado, diagnóstico e tratamento do câncer). Doutorando pela Universidade de São Paulo (USP-SP). Professor de Oncologia da UFES. Meu foco é a excelência técnica e o cuidado humanizado dos pacientes e suporte dos familiares que enfrentam o câncer. Siga no instagram: @drvitorfiorin