Cigarro eletrônico não faz mal ao coração. Será?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Com um cheirinho diferente, mais agradável para alguns, tem sido impossível sair e não se deparar com os cigarros eletrônicos de inúmeras fragrâncias diferentes. Mas não se engane, faz mal a saúde tão quanto o cigarro comum.

Cada vez mais os estudos têm demonstrado riscos aumentados para a saúde cardiovascular dos fumantes dos dispositivos eletrônicos conhecidos como vapes. Eles alteram a função do endotelio que é uma camada que protege os nossos vasos, aumenta a atividade inflamatória, aumenta a frequência cardíaca e pressão arterial, todas ações danosas ao coração.

Podem inclusive provocar eventos agudos, como infarto, devido essas alterações no endotélio vascular.

No vapor gerado pelos vapes encontram-se substâncias diversas que podem ser tóxicas e cancerígenas. O próprio aromatizante associado pode contribuir para aumentar o risco de lesão do vaso sanguíneo. Além, é claro, da já conhecida nicotina, que aumenta a inflamação e o risco de arritmias. A nicotina é a responsável pela dependência e está presente nos cigarros eletrônicos em alta carga.

Engana-se quem acredita que o uso de cigarros eletrônicos ajudam a parar de fumar, elas continuam dependentes da nicotina e o percentual de pessoas que conseguem parar de fumar usando-os é igual aos que conseguem sem usar outro método : 3-5%.

Ainda vale ressaltar que a Anvisa proíbe a comercialização, a importação e a propaganda dos dispositivos eletrônicos.

Cuide da sua saúde, não ao tabagismo de qualquer tipo!

LEIA TAMBÉM: Como detectar o cancer de garganta?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich