Cirurgia Bariátrica: veja 7 benefícios adicionais para a saúde

Foto de Dr. Paulo Henrique O. de Souza
Dr. Paulo Henrique O. de Souza

O paciente obeso enfrenta muitos problemas ao longo da sua vida, a começar por distúrbios físicos, com o desenvolvimento de outras doenças (como por exemplo, diabetes, pressão alta, colesterol elevado, apneia do sono etc.), risco aumentado de desenvolver cânceres e limitação para atividades cotidianas por fadiga e cansaço.

Além disso, alterações psicológicas surgem, com piora de distúrbios de ansiedade, depressão, transtornos alimentares e comportamentais. Ainda há problemas de ordem social, em que o indivíduo não tem aceitação em determinados ambientes, evitando de frequentá-los e se priva de momentos prazerosos com familiares e amigos.

Após a tentativa de vários outros métodos de emagrecimento, com dietas, exercícios e medicações, o tratamento cirúrgico surge como uma possibilidade segura e eficaz para diminuir os números da balança. Muitos pacientes com dificuldades para perder peso recorrem à cirurgia bariátrica como forma de tratar a obesidade.

De fato, a bariátrica, oferece uma perda de peso grande e duradoura, um efeito dificilmente atingido por métodos não-cirúrgicos. Os benefícios da cirurgia bariátrica, entretanto, vão muito além de perder os quilos a mais. É claro que esse é o objetivo principal, mas vários aspectos da vida do paciente podem ser melhorados com o procedimento.

Perceba como a vida pode melhorar após a cirurgia bariátrica:

– Melhora de doenças metabólicas: alterações de glicose e colesterol são os principais distúrbios metabólicos relacionados à obesidade. O emagrecimento promove melhora dessas taxas e diminuição do risco de desenvolver infarto do coração, derrame e complicações cardiovasculares, com mais expectativa de vida.

– Melhora do sono: o paciente passa a dormir melhor e ter um sono mais reparador, porque tende a roncar menos e melhorar da apneia do sono, que são pausas na respiração durante a noite. Assim, o paciente tende a render mais no dia seguinte em seu trabalho e cotidiano.

– Melhora de dores e limitações articulares: a sobrecarga do peso sobre as várias articulações do corpo diminui e o paciente passa a ter menos dor, principalmente no quadril, joelho e coluna. Com isso, o paciente pode voltar a fazer esportes e atividades que antes não conseguia.

– Melhora da fertilidade: a obesidade leva a alterações hormonais que dificultam as mulheres de realizar o sonho da gestação, além de aumentar o risco da gravidez. A redução do peso proporciona uma maior chance de gerar um filho e com mais segurança. Até a libido, isto é, o desejo sexual melhora. E os homens também têm esses benefícios: além de aumentar a disposição e a performance, até a geração dos espermatozóides fica melhor.

– Melhora de distúrbios psicológicos: todas as limitações trazidas pela obesidade podem gerar um ambiente propício para desenvolver ansiedade e depressão. Assim que o paciente melhora vários pontos de sua vida, o paciente tem mais auto-estima, motivação e esperança de uma vida melhor, com isso, a parte psicológica pode se beneficiar também.

– Melhora a disposição: dormindo melhor, tendo mais motivação, sem dores incapacitantes e com mais capacidade física, o paciente passa ter mais disposição e vontade para fazer seu trabalho, praticar algum exercício, brincar com os filhos, passear e se divertir.

– Melhora de qualidade de vida: todos esses aspectos fazem aumentar a qualidade de vida como um todo, assim o paciente bariátrico pode viver mais e melhor! Como vimos, a cirurgia bariátrica pode beneficiar vários pontos.

É claro que, para isso, é preciso uma avaliação criteriosa conforme os critérios de indicação, que serão analisados por um médico capacitado.

Por fim, para ter sucesso com o procedimento e disfrutar de todos os potenciais benefícios, tão importante quanto uma indicação bem feita, é o acompanhamento com uma equipe multiprofissional ao longo de todo o processo.

LEIA TAMBÉM: O que sinto quando o colesterol está alto?

Foto de Dr. Paulo Henrique O. de Souza

Dr. Paulo Henrique O. de Souza

Médico. Cirurgião bariátrico e cirurgião do aparelho digestivo. Mestre em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor Adjunto do Departamento de Clínica Cirúrgica da UFES. Supervisor do Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da UFES. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD). Membro da International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO). @dr.paulohenriquesouza