Cirurgia dos sisos: conheça mitos e verdades

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

A cirurgia dos terceiros molares, ou popularmente chamados “sisos”, é um procedimento muito frequente, mas que ainda gera muita dúvida aos pacientes.

Os motivos que nos levam a optar pela extração do siso vão de falta de espaço para eles erupcionarem a medidas preventivas como evitar processos infecciosos e inflamatórios e até mesmo o desenvolvimento de cistos e tumores associados a esses dentes.
Entretanto existe muitos mitos em relação a essa cirurgia e que sempre geram comentários entre os pacientes.

Vamos discutir algumas agora:

Todos precisam remover os sisos?

A resposta é não! Nem todos precisam, mas na prática vemos que a grande maioria das pessoas em indicação. Para manter os sisos na boca eles deem estar erupcionados, em posição adequada e em função., mas isso não acontece na maioria dos casos. Eles rotineiramente estão parcialmente erupcionados ou inclusos e muitos que chegam a nascer não tem espaço adequado para higienização, causando assim problemas como cárie e doenças da gengiva.

Você deve esperar o siso nascer para remover?

O melhor momento para a extração desses dentes é entre os 16 a 18 anos, quando ainda estão dentro dos osso mas ainda não possuem as raízes todas formadas. Esperar ele nascer pode não acontecer na maioria dos casos e ainda haver a formação completa das raízes, o que pode dificultar a cirurgia.

Os meus sisos são diferentes porque tem a raiz deformada?

A resposta é não, o “normal” dos sisos é ser “anormal”! Os sisos são dentes naturalmente anômalos devido ao processo evolutivo natural, hoje vemos que muitas vezes, falta espaço para esses dentes nascerem, por isso acabam permanecendo inclusos, ou quando nascem, muitas vezes não tem espaço suficiente para erupcionar.

Com isso as raízes estão quase sempre alteradas, curvadas ou tortas e próximas a estruturas como seio maxilar e nervos. Essa condição é frequente e não acontece apenas com você!

A cirurgia é geralmente muito longa e demorada?

A resposta é não! Apesar de ouvirmos muitos relatos de pacientes que sofreram por horas na cadeira de um dentista, isso não é normal ou esperado. A cirurgia dos sisos não e uma extração de dente normal por isso devem ser realizados por especialistas. Um especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial faz esse procedimento, que é complexo, de forma simples e rápida.

Então escolha bem o profissional que irá realizar a sua cirurgia, que deve ser dentista especialista em cirurgia bucomaxilofcial!

LEIA TAMBÉM: Como ajudar a criança a parar de chupar dedo e roer unha?

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim