Clareamento dental: Por que não?

Foto de Dr. Rodrigo Brandão
Dr. Rodrigo Brandão

Nos dias atuais, a busca por inovações tecnológicas, modernidades e estética está cada vez mais presente na nossa vida. Na odontologia não é diferente! A todo instante surgem novos instrumentais, técnicas e materiais que otimizam e melhoram os tratamentos bucais e da estética. Quem não gostaria de ter dentes mais bonitos, alinhados e mais brancos? Você já pensou em deixar seu sorriso mais bonito? Sabe como fazer isso e quais tipos de tratamento dental deve escolher?
Além dos cuidados diários e de uma limpeza bucal correta, o clareamento dental é uma excelente alternativa para quem quer voltar a ter dentes mais claros e um sorriso mais bonito de maneira rápida e eficaz.

Através da técnica de clareamento, é possível remover algumas manchas e o amarelado dos dentes causados pela idade, pelo consumo de determinados alimentos, principalmente aqueles que contém corantes (vinho, sucos, refrigerantes, café), pelo uso de medicamentos, entre outros ao longo do tempo.

Existem diversas formas e tipos de clareamento dental e, para cada caso, há uma indicação. Por isso, é de extrema importância que você converse com seu dentista, que irá recomendar o tipo de tratamento mais adequado para você. Com a sua anmenese bem feita seu dentista indicará a técnica de clareamento dental mais adequada para você. Existem 2 técnicas de clareamento dental: caseiro e de Consultório.

O Clareamento Dental Caseiro é super eficiente, prático e seguro. O clareamento acontece de forma gradual. Utiliza-se uma moldeira flexível e transparente feita sob medida, onde é colocado o gel clareador, aplicado por você mesmo. É necessário fazer um acompanhamento junto ao seu dentista, para que ele verifique as condições de saúde do esmalte e da gengiva e identificar se será necessário alterar a concentração do gel clareador. O tempo do uso gel pode variar de 30 minutos a 4 horas, dependendo do tipo e da concentração do gel indicado, e a duração deste tratamento pode levar até 4 semanas.

O Clareamento Dental de Consultório pode ser feito de 3 maneiras: com laser, led ou sem luz.

O Clareamento Dental de Consultório feito com laser é uma das técnicas mais desejadas por quem quer clarear os dentes rapidamente e, também, é o tratamento que requer maior investimento financeiro. O tratamento pode durar de 1 a 4 sessões (com um intervalo de, pelo menos, 48 horas entre elas), com aproximadamente 1h30 de duração cada uma.

O Clareamento Dental de Consultório feito com led são utilizados os mesmos agentes clareadores e sessões que na técnica anterior, mas a mudança ocorre no tipo de luz utilizada durante o processo.

O Clareamento Dental de Consultório feito sem luz também é uma forma segura de clarear os dentes, uma vez que não usa nenhum tipo de luz para acelerar o processo de clareamento, onde são utilizados os mesmos agentes clareadores e sessões que nas técnicas de consultório anteriores.

Ambas técnicas (laser ou led, ou sem luz) são indicadas para pessoas que não podem realizar o clareamento dental caseiro por algum motivo e que têm urgências estéticas.

Em alguns casos, pode ser que o seu dentista resolva combinar dois deles. Por exemplo, o clareamento caseiro com algumas sessões do clareamento realizado no consultório. A combinação de tratamentos tem sido muito usada porque permite um resultado mais duradouro. Mas de qualquer forma, o resultado final será o mesmo, independente da técnica utilizada!

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto aos riscos do tratamento de clareamentos dental. Entre as principais queixas deste tipo de tratamento, está um aumento da sensibilidade dos dentes. Entretanto, quando isso acontece, esses sintomas tendem a desaparecer logo após término do tratamento. E é possível aplicar dessensibilizantes tanto para as técnicas em consultório, quanto para as técnicas caseiras.

Mas não é todo mundo que pode clarear os dentes! Mulheres grávidas, menores de 15 anos, pacientes com cáries, pessoas que têm alergia aos componentes da fórmula do gel clareador, pacientes com restaurações defeituosas ou com doença gengival e pessoas com problemas de formação do esmalte, pode contraindicar (de forma temporária) o tratamento.

Vale lembrar também que o resultado deste tratamento não é eterno. Pesquisas mostram que o clareamento dental dura em torno de dois anos. Depois desse período, é necessário refazer o tratamento.

Como você viu, existem diferentes tipos de clareamento, e a escolha adequada dependerá das suas condições bucais e preferências. Converse com seu dentista e mantenha sua saúde bucal em dia!

Foto de Dr. Rodrigo Brandão

Dr. Rodrigo Brandão

Cirurgião Dentista. Mestre em Clinica Odontológica pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. @dratatiedrrodrigobrandao