Como a Fisioterapia revolucionou o esporte para atletas com mais de 30 anos?

Foto de Ft. Sandro Altoé
Ft. Sandro Altoé

Reparou atualmente nos esportes, em geral, olimpíadas… estamos cada vez mais vendo atletas campeões com idades superior a 30 anos.

Com certeza a evolução de vários fatores como a nutrição, a medicina, tipos de treinamentos, a biomecânica do movimento fizeram esses resultados. Hoje em dia, os atletas mais velhos conseguem ter a experiência somado a uma melhor preparação física associado a melhoria do seu gesto motor específico.

A realização de um movimento de forma mais fluída e harmônica, não só previnem lesões, mas também otimiza potência, gasto energético, força, resistência. O uso cada vez mais perfeito da unificação de toda nossa cadeia neuromuscular promove o melhor desempenho e ainda de quebra nos previne de lesões.

Estamos numa nova era, conseguimos ter dados sobre o movimento, permitindo saber aonde ocorre a falha e aonde consertar. Temos estudos biomecânicos completos sobre todos os esportes, o movimento está sendo monitorado com cada vez mais aprofundamentos, especialistas para cada gesto esportivo, sem contar com equipamentos e acessórios que se modernizam ano após anos que completam o atleta.

A junção da saúde com a ciência e a tecnologia promovendo a evolução, recordes e mais recordes sendo batidos, o ser humano cada vez mais se superando mesmo com idades que em décadas atrás seriam inviáveis.

Foto de Ft. Sandro Altoé

Ft. Sandro Altoé

Fisioterapeuta. Especialista Neurofuncional e em ortopedia funcional. Possui formações em cursos internacionais em reabilitação funcional. Professor de pós-graduação. @sandroaltoe23