Como descobrir se você tem sopro no coração?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

O sopro cardíaco é o ruído gerado pelo sangue passando pelas estruturas do coração. Ele pode ser desde inocente sem nenhum impacto na vida da pessoa, até estar relacionado a doenças graves.

Entre 40-50% das crianças apresentam sopros fisiológicos e são saudáveis não tendo nenhum impacto no seu crescimento e desenvolvimento.

O sopro pode ser congênito ou adquirido. Quando congênito ocorre por malformação nas estruturas do coração, um defeito nas válvulas do coração, um “buraco” nos septos que separam o lado direito do esquerdo do coração, por exemplo. Já os sopros adquiridos podem ter relação com doenças infecciosas que atingem o coração como a febre reumática, endocardite, além da degeneração das valvas pelo envelhecimento.

O sopro cardíaco deve ser avaliado pelo especialista com anamnese e exame físico, eletrocardiograma e ecocardiograma. Este último fornece detalhes da anatomia do coração e informações sobre suas características funcionais, além de confirmar ou não a presença do sopro cardíaco, também fornece informações sobre a gravidade do mesmo. Ainda pode ser necessário para maior esclarecimento realização de tomografia computadorizada ou ressonância cardíaca.

O tratamento depende dos sintomas do paciente, do tipo de sopro cardíaco e da sua repercussão hemodinâmica, podendo ser desde um acompanhamento clínico com consultas, até uma cirurgia cardíaca para reparo da estrutura comprometida.

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich