Como o cigarro pode adoecer a gengiva das pessoas e como prevenir essas doenças

Foto de Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão
Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão

A doença periodontal e a cárie dental, representam as principais ameaças a saúde bucal. Enquanto a cárie dental afeta os dentes, as estruturas de suporte e de proteção do dente (gengiva e osso) são afetadas pela doença periodontal. Atualmente, a doença periodontal é a doença crônica mais prevalente que afeta a dentição humana. As doenças periodontais são diagnosticadas e tratadas pelo dentista especialista em periodontia.

A doença periodontal é uma infecção bacteriana que atinge a gengiva, o osso e todas as estruturas que circundam os dentes. É uma doença “silenciosa” e na maioria das vezes indolor. Ela é responsável pela perda óssea, sangramento gengival e mobilidade dos dentes, podendo levar a perda de um ou vários dentes.

A nicotina e o alcatrão, presentes no cigarro, deixam os dentes amarelados e escurecidos, elevam em três vezes o risco para o desenvolvimento e aumento da periodontite, favorecem o aparecimento de cárie, diminuem a quantidade de saliva e são fatores de risco para o surgimento de câncer oral.

Segundo a Academia Americana de Periodontologia, as substâncias tóxicas do cigarro podem trazer efeitos maléficos ao periodonto, seja afetando diretamente as células que estão presentes nele (fibroblastos) ou alterando sua resposta imunológica. Além disso, a nicotina diminui os níveis de anticorpos presentes na nossa saliva, o que pode propiciar o surgimento de outras doenças infecciosas, e ainda retarda a reparação óssea pós tratamentos cirúrgicos, interferindo no processo de osseointegração, cicatrização e podendo inclusive contra-indicar o tratamento para implantes dentários.

Existem tratamentos específicos para as doenças periodontais, mas há de se ter cuidados individuais como, manter uma alimentação saudável, uma boa limpeza dos dentes e da língua além da eliminação de hábitos nocivos à saúde.
Para evitar o surgimento de doenças periodontais, faça consultas periódicas com seu dentista, mantenha sempre uma boa higienização bucal e reduza ou elimine o hábito de fumar e mantenha sua saúde em dia.

Foto de Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão

Dra. Tatiana de Souza e Mello Brandão

Cirurgiã Dentista. Especialista em Periodontia. Especialista em Odontologia do Trabalho. @dratatiedrrodrigobrandao