Como o sal afeta a sua saúde e o seu coração?

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

O consumo de sal recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de 5g/dia, uma colher de café. Alguns países da América têm um consumo até 3 X maior que o recomendado.

Reduzir a ingestão de sal é uma meta mundial. O seu consumo excessivo está relacionado diretamente com o desenvolvimento de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares, Aumentando o risco de morte por acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e insuficiência cardíaca.

Estudos comprovam que a menor frequência de adição de sal aos alimentos está associada a um menor risco de doença cardiovascular, particularmente insuficiência cardíaca e doença isquêmica do coração.

Além disso a maior ingestão de sal também foi correlacionada com maior incidência de câncer gástrico, e insuficiência renal.

Portanto é preciso ter atenção a quantidade de sal ingerida diariamente, evitar saleiro na mesa para não cair na tentação de adicionar ao alimento já temperado, buscar opções que possam substituí-lo como cominho, pimenta, limão, alho, temperos que adicionam sabor ao alimento reduzindo o abuso do sal.

Fique alerta, o consumo excessivo de sal é prejudicial a saúde! Crie o hábito de olhar o rótulo e a quantidade de sódio dos produtos para ter ideia do seu consumo de sódio.

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich