Conheça 3 condições essencias para o sucessso do trabalho em equipe

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Andrea Camargo

Vocês já devem ter ouvido essa expressão: “junto somos melhores”, ou “a união faz a força”. Essas premissas se baseiam no fato de que a força de trabalho de uma equipe sem dúvida é muito maior que a força de trabalho individual.

Isso não é nenhuma novidade. A novidade se instala quando a inteligência emocional construída em equipe traz uma produtividade muito maior que a inteligência emocional trabalhada individualmente.

A inteligência emocional tem sido desde os anos 1990 estudada como fator de importância na ascensão pessoal e profissional no indivíduo, mas foi de pouco tempo para cá que seu estudo em equipes foi ganhando força e hoje conta com publicações de artigos científicos em todo mundo, afirmando que o aumento da performance no trabalho quando há o investimento em competências de inteligência emocional em equipe é sem dúvida muito acentuado.

Vanessa Urch Druskat e Steven B Wolff publicaram um artigo intitulado: Construindo a Inteligência Emocional em Grupos e nele relatam que suas pesquisas mostram que existem 3 condições essenciais para o sucesso do trabalho em equipe:

i) A confiança entre os membros do grupo;

ii) senso de identidade (personalidade) do grupo;

iii) senso de eficácia do grupo.

Caso não exista essas condições pode ser que algo seja travado e não há tamanho engajamento quanto no caso de quando há. Então, para os pesquisadores a maior eficiência e engajamento do grupo dependerá de regras de inteligência emocional entre eles.

Quando existe estímulo, estudo e implementação da inteligência emocional em grupo e essas 3 características são estimuladas (confiança, personalidade e eficácia) a participação, cooperação e colaboração permitem melhores decisões, soluções mais criativas e maior produtividade no trabalho.

Como podemos perceber o ponto central entre tais características é a existência de emoção. Resume Wolff e Druskat sobre construir normas para os três níveis de inteligência emocional no grupo:

A inteligência emocional em grupo é sobre os pequenos atos que fazem uma grande diferença. Não se trata de um membro da equipe trabalhando a noite toda para cumprir um prazo; trata-se de dizer obrigado por fazê-lo.

Não se trata de uma discussão aprofundada de ideias; trata-se de perguntar a um membro quieto sobre seus pensamentos. Não se trata de harmonia, falta de tensão e todos os membros gostando uns dos outros; trata-se de reconhecer quando a harmonia é falsa, a tensão não é expressa e tratar os outros com respeito.

Parece óbvio que essas situações sejam mais desejadas que um desenvolvimento individual, mas é somente quando se tem essa consciência e se trabalha essas competências nas equipes, que essa inteligência emocional em grupo é criada.

Na era que estamos vivendo de competição entre mercados e de crescimento empresarial global, as empresas precisam ainda mais que as equipes estejam alinhadas emocionalmente entre si, para que as decisões a serem tomadas sejam as melhores possíveis.

A frase mais completa agora é: Fortalecidos emocionalmente, juntos somos melhores!

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Andrea Camargo

Sócia fundadora da 4U – Startup de bem-estar físico e mental. Pós-Graduada em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Doutoranda PUC SP. Master e Licenciada pela StarEdge dos cursos Avatar de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal no Brasil e nos EUA. Advogada Empresarial e Mestre em Garantias e Direitos Fundamentais. Prof. de cursos profissionalizantes sobre comportamento, empreendedorismo jurídico e inteligência emocional. @4uinteligenciaemocional