Conheça as doenças que podem ser transmitidas pelo beijo

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

Carnaval chegando e muitas vezes o que mais as pessoas querem é fazer novos relacionamentos, e o primeiro gesto de carinho com certeza é o beijo!

Mas é ai? O que o beijo na boca pode transmitir ?

O ato de beijar, que geralmente é apenas uma demonstração de afeto, pode se tornar a porta de entrada para algumas doenças. Em geral, as condições transmitidas pelo beijo são infecções virais, bacterianas ou fúngicas disseminadas pela saliva e suas gotículas.

Podemos dizer que existem muitos tipos de doença que uma pessoa pode transmitir ou se infectar durante um beijo, um dos principais são os vírus respiratórios, como influenza, rinovírus, coronavírus ente muitos outros.

Os principais sintomas relatados por pacientes gripados são febre alta que pode chegar aos 40°C, dores de cabeça, garganta e no corpo, coriza e tosse seca que pode durar em média 1 semana. Já em quadros de resfriado os sintomas observados são congestão nasal, coriza, espirros, febre baixa e dores de cabeça.

Outros tipos são aqueles que trazem quadros gastrointestinais, como rotavírus e virús da hepatite A.

O vírus Epstein-Barr, causa uma doença chamada mononucleose infecciosa é conhecida popularmente como a doença do beijo e pode despertar sintomas como fadiga, mal-estar, febre, dores no corpo, garganta e gânglios na região do pescoço por até 1 mês.

Uma doença muito frequente transmitida pelo beijo é as herpes simples, que são infecções virais que podem resultar no aparecimento de feridas na região dos lábios e região genital após o contato com a saliva, principalmente através do beijo, de pessoas infectadas.

Os principais sintomas de uma infecção por herpes são as lesões ao redor dos lábios com aparência avermelhada e a presença de pequenas bolhas amareladas que podem doer e formigar, febre, mal-estar, dores de garganta e gânglio no pescoço que duram cerca de 7 a 14 dias.

Inúmeras outras doenças potencialmente transmitidas pela saliva através do beijo. Por mais óbvio que possa parecer, a prevenção de doenças transmitidas pelo beijo é justamente evitar esse contato íntimo com pessoas desconhecidas ou sem uma relação de confiança, uma vez que a maioria dos casos ocorre por a pessoa não saber que está infectada com alguma das condições citadas acima.

Por isso, mantenha seus exames em dia e proteja as pessoas com quem você se relaciona. Caso tenha dúvidas sobre como tratar cada uma das condições, busque ajuda de um profissional da saúde.

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim