Creche ou Escola: Em qual dos dois devo matricular meu filho(a)?

Foto de Psi. Renata Bedran
Psi. Renata Bedran

Muitos pais têm a dúvida de qual escolher: creche ou escola? Existem grandes diferenças entre as duas, e a escolha deve ser de acordo com a sua família, sua criança e sua rotina.

Geralmente as creches são mais lúdicas e acolhedoras, são mais flexíveis em relação a horário e uso de uniforme. Além disso, oferecerem um horário mais diversificado para atender as diferentes necessidades familiares. Os pais têm mais acesso aos funcionários, o diálogo é mais frequente, já que as crianças são entregues em sala de aula pelos pais para os próprios professores.

Escolas

Nas escolas, o uso de uniforme, meia e tênis é exigido. Há mais rigidez com horário de entrada e saída. Caso decida buscar o filho mais cedo, tem que avisar antes. Algumas escolas não permitem que os pais entrem no local, sendo limitados até o portão, tanto na entrada quanto na saída. Se você precisar conversar com a educadora ou coordenadora da escola, é necessário um agendamento prévio.

Creches

As creches geralmente são mais afetivas e acolhedoras. Lá as atividades são mais lúdicas, com apresentação de peças de teatro, leituras, brincadeiras artísticas, entre outras. Também há um cuidado com a hora da soneca, da alimentação (as crianças além do lanche, fazem também as refeições principais) banho e no consumo de água.

Caso a família precise matricular a criança numa instituição de ensino antes dos 04 anos, é mais indicado, por tudo que citei acima, que a criança pequena frequente uma creche antes de frequentar uma escola. Temos muitos imprevistos com a criança pequena, e nem sempre conseguimos seguir à risca e chegar no horário certo, por exemplo.

A partir dos 5 anos, as crianças já estão mais preparadas e seguras emocionalmente para se acostumarem ao ambiente da escola, pois já estão mais maduras e sabem que na escola é quando eles ficam longe dos pais, mas que depois eles voltam para buscar.

Foto de Psi. Renata Bedran

Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran