Curiosidades que vão fazer você conhecer melhor seu coração

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Você sabia que o coração começa a bater já na quarta semana de gestação? Nesse momento ele é apenas um grupo de células. Na vida adulta o coração tem o tamanho de um punho fechado pesando aproximadamente 300g.

O órgão é dividido em 4 partes: 2 átrios, que recebem o sangue das veias, e 2 ventrículos, responsáveis por impulsionar o sangue nas artérias.

O coração fica localizado no mediastino, região central do tórax, logo atrás do osso esterno, voltado para a esquerda, entre os pulmões, apoiado sob o diafragma.

O músculo que constitui o coração se chama miocárdio e a sua contração é responsável pelo bombeamento de sangue para todo o corpo, em média o coração bombeia 9 mil litros de sangue por dia.

Cada contração muscular corresponde a um batimento cardíaco, nossa frequência cardíaca é em média 72 batimentos por minuto, 104 mil batimentos por dia, 35 milhões de batidas por ano. O coração da mulher é ligeiramente mais acelerado que o do homem, em torno de 8 batimentos.

O coração humano gera seu próprio impulso elétrico para sua contração independente do cérebro, por isso ele bate fora do corpo desde que haja um suporte de oxigênio.

É um órgão vital, logo nosso olhar para o coração é sempre cuidadoso e preventivo!

LEIA TAMBÉM: Água com gás engorda? Faz mal aos dentes? Esclarecemos essas e outras questões!

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich