Dente permanente que não nasce? Saiba se isso é um problema

Foto de Dra. Flávia Gama
Dra. Flávia Gama

Algumas pessoas podem não ter todos os dentes simplesmente porque um ou mais deles não se formaram. Essa condição é chamada de agenesia dentária. Trata-se de uma anomalia chamada agenesia. Ela é caracterizada pela ausência congênita de um ou mais dentes, não apenas nos dentes de leite (o que é mais raro), como também na dentição permanente (mais frequente).

Você já ouviu que uma pessoa não tem os dentes do siso porque eles não nasceram? Isso é uma agenesia do siso, quando ele não nasce e nem fica incluso.

CAUSAS

O aparecimento deste problema pode surgir devido a alterações genéticas, hereditárias ou de desenvolvimento da própria criança. Algumas das principais causas descritas na literatura são:

• Modificações em determinados genes
• Fatores nutricionais
• Traumas
• Infecções e patologias virais como sarampo e rubéola
• Fatores hereditários
• Problemas de formação do lábio e ossos (fenda palatina e labio leporino)
• Problemas endócrinos
• Uso de substâncias como a talidomida, quimioterapia e radioterapia

QUAIS DENTES SÃO MAIS AFETADOS PELO PROBLEMA?

A agenesia dentária pode acontecer em qualquer dente, sendo apenas mais comum de se observar nos segundos pré-molares inferiores, incisivos laterais superiores e segundos pré molares superiores, além dos cisos.

TIPOS DE AGENESIA

A agenesia possui três classificações que variam de acordo com a quantidade de dentes:

• Hipodontia: falta de um a seis dentes.
• Oligodontia: falta de mais de seis dentes.
• Anodontia: quando a pessoa nasce sem nenhum dente na arcada dentária.

DIAGNÓSTICO

Numa fase inicial, durante uma consulta, o dentista pode desconfiar desta anomalia, mas a confirmação só será possível através de um exame diagnóstico: a radiografia.

Com consultas regulares a agenesia pode ser diagnosticada precocemente, permitindo um maior número de tratamentos possíveis. Se houver atraso no amolecimento de algum dente decíduo, é recomendado levar a criança ao dentista para diagnosticar o motivo do atraso e/ou ausência de erupção do dente permanente.

TRATAMENTO

Depois de avaliar o caso, o profissional é quem vai definir qual o tratamento mais indicado. Mas, basicamente, é possível abrir o espaço para implantar um dente ou fechar esse espaço. Nos dois casos essas movimentações são realizadas com aparelhos ou alinhadores ortodônticos, então é necessário consultar um especialista em aparelho (Ortodontista).

Quanto antes o problema for detectado, mais fácil será o planejamento para sua substituição e melhor a chance de que essa falta não cause problemas na função da mastigação e na estética do sorriso.

Foto de Dra. Flávia Gama

Dra. Flávia Gama

Cirurgiã-dentista. Especialista em Ortodontia. Mestre em Radiologia e Habilitada em Laserterapia. @flaviagama.orto