Dentes a mais: é normal ter? Entenda

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

Uma arcada dentária completa de um adulto deve conter 32 dentes no seu total, portanto, quando ultrapassa esse número, podemos dizer que o paciente possui um (ou mais) dente supranumerário. Esse problema também pode acontecer nas crianças que ainda possuem dentes de leite e, nesse caso, o dente supranumerário é caracterizado quando existem mais de 20 dentes decíduos (dentes de leite) na boca do paciente.

A hiperdontia se caracteriza pela presença de dentes a mais ou também chamados dentes supranumerários. Apesar de parecer inofensivo, ter mais dentes que o normal pode trazer grandes prejuízos para o indivíduo.

É muito comum o dente supranumerário não erupcionar, ficando dentro do osso muitas vezes sem sintomas, e o paciente só tem conhecimento, quando faz um exame da boca ou por radiografias. Porém, esse dente a mais “escondido” pode causar problemas. Os prejuízos podem variar desde a interrupção normal da erupção dos dentes, mudança de posição ou deslocamento dos dentes que estão na boca ou até mesmo ocasionar problemas mais graves como reabsorções das raízes dentárias, formação de cistos e tumores causando até mesmo a perda dos dentes próximos aos dentes supranumerários.

Em crianças o dente supranumerário dentro do osso pode bloquear o caminho de erupção de um dente permanente, causando desequilíbrio na arcada dentária. Nestes casos o permanente não consegue nascer e o supranumerário deve ser extraído. O dentista deverá explicar aos pais qual é o momento mais indicado para realizar a cirurgia para não atrapalhar a vinda do dente.
O tratamento é a remoção desses “dentes a mais”, entretanto deve-se avaliar individualmente cada caso na dependência da idade, condições de saúde e o planejamento do tratamento odontológico.

É importante sempre procurar um especialista em cirurgia bucomaxilofacial para realização desse procedimento.

LEIA TAMBÉM: Conheça as 5 principais causas da infertilidade feminina

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim