Dezembro Laranja: saiba como prevenir o câncer de pele

Foto de Dra. Priscila Passamani
Dra. Priscila Passamani

Dezembro é o mês que marca o início da estação mais quente do ano, o verão. E foi pensando em alertar a população para a saúde do maior órgão do corpo, a pele, que o movimento Dezembro Laranja foi criado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Uma série de iniciativas buscam conscientizar a população sobre a importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer da pele, uma vez que ele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, com cerca de 185 mil novos casos a cada ano, registrados pelo INCA, (Instituto Nacional do Câncer).

O câncer de pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a derme. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, apesar de ter uma letalidade baixa, tem números muito altos.

Segundo o INCA, os fatores que aumentam o risco de câncer de pele não melanoma são: exposição prolongada e repetida aos raios ultravioletas, (principalmente na infância e adolescência); ter pele e olhos claros; e ter histórico familiar ou pessoal da doença.

A SBD orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos.

A campanha anual do Dezembro Laranja também pretende conscientizar a todos sobre a fotoproteção e o isso correto dos protetores solares (aplicação e reaplicação) que precisam ter no mínimo FPS 30.

Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.

E, nos casos de exposição demasiada, o uso de barreiras físicas, como chapéus, óculos escuros são necessários e os horários de maior insolação: das 10h às 16h devem ser evitados.

O autoexame pode ser feito com o método ABCDE, que ajuda a avaliar o risco de uma mancha ou sinal para ajudar você a identificar se elas representam algum perigo e requerem uma consulta imediata com o médico.

A: Assimetria, quando uma mancha ou pinta tem um lado diferente do outro

B: Bordas irregulares

C: Coloração (se é escura ou possui mais de uma tonalidade)

D: Dimensão (quando há mais de 6 milímetros, merece preocupação)

E: Evolução ou elevação (manchas que estão crescendo)

Caso note qualquer sinal que chame a atenção ou ocorra qualquer alteração em uma mancha/pinta, é muito importante procurar por um dermatologista capacitado imediatamente.

Foto de Dra. Priscila Passamani

Dra. Priscila Passamani

Médica e Cirurgiã Dentista. Atuou como Professora Adjunta de Anatomia na UFES e Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Sócia Fundadora Centro Médico Shopping Vitória e Sócia Fundadora Dermaskin - Centro Estético Shopping Vitoria. @drapriscilapassamani