Diabetes gestacional e risco cardiovascular; entenda a relação

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Diabetes gestacional (DG) é a alteração metabólica mais comum da gravidez, atingindo cerca de 3-25% das gestações, dependendo do grupo étnico e métodos de diagnóstico utilizado. O rastreamento precoce no pré-natal é essencial para evitar complicações materna e fetal.

Uma vez realizado o diagnóstico de DG, orientação nutricional e exercício físico são o tratamento inicial, visando controle glicêmico. A terapia medicamentosa é instituída se houver falha no controle metabólico com as mudanças do estilo de vida.

Sabe-se que o aparecimento de diabetes gestacional aumenta o risco de diabetes mellitus tipo 2 no futuro, esse risco é até 7 vezes maior que na população geral. O diabetes tipo 2 já é um fator de risco bem estabelecido para doença cardiovascular, porém os estudos evidenciam que mesmo aquelas gestantes que tiveram diabetes gestacional e não desenvolveram diabetes tipo 2 tem o risco aumentado de doenças cardiovasculares, duas vezes maior do que as mulheres que nunca apresentaram essa alteração metabólica.

O aumento da resistência insulínica e a disfunção do endotélio, em gestantes que tiveram DG, serve como marcador de risco de evento cardiovascular futuro. Logo, devemos valorizar esse dado na anamnese das nossas pacientes e acompanhar essa população de forma mais cuidadosa.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Voz: saiba como cuidar melhor da sua saúde vocal

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich