Dicas para a construção de uma imagem corporal saudável desde a infância

Foto de Psi. Renata Bedran
Psi. Renata Bedran

À medida que as crianças vão crescendo, elas vão ouvindo e percebendo que a sociedade espera que elas ajam e sejam de certa forma. E começam a perceber que qualquer comportamento ou imagem fora desse padrão não é tão bem-visto.

Outro dia, enquanto eu trocava de roupa, a minha filha de 06 anos quis “colocar” meu sutiã e me perguntou para que ele servia. Eu disse que era para proteger o bico do peito e também para sustentar o busto, impedindo que ele parecesse caído. E então, ela me perguntou: “Mas qual o problema de o peito cair e ficar caído?”.

Eu fiquei sem saber o que responder, porque com certeza eu precisava de um sutiã, mas para agradar a quem? Isso me fez refletir. Não quero que minha filha em tão tenra idade já cresça achando que algo dela não é bonito ou elogiado porque não é o padrão de beleza da aceito pela sociedade.

O que nós como pais podemos fazer para que nossos filhos se amem e sintam bem por serem quem são? Nós, pais de crianças da primeira infância, somos seus maiores influenciadores, então, não julgue você nem outro pela aparência. Não critique sua barriga saliente, ou seu peito que caiu, ou como você desejaria ser mais magra.

Além disso, promover uma aceitação saudável sobre a nossa própria forma física traz impactos positivos na forma como a criança se vê. Também é importante não colocar muita ênfase na aparência física e valorizar todos os aspectos que compõem uma pessoa, como a inteligência, carisma e habilidades. Não critique na frente da criança pessoas com excesso ou falta de peso.

Você também não deve destacar aspectos negativos do corpo da criança. Assim, quem sabe, nossas crianças crescerão mais livres para amar quem elas são e do jeito que elas são.

Para concluir, a criança cria sua imagem corporal, a partir da maneira que você a ensinar desde a infância. A melhor maneira para que a criança se sinta bem é destacando seus aspectos positivos além da aparência física. Outra coisa importante, é sempre falar para criança que ela é especial e única no mundo somente por ser ela.

LEIA TAMBÉM: A importância do sono para a saúde: 12 passos para dormir bem

Foto de Psi. Renata Bedran

Psi. Renata Bedran

Psicóloga Clínica e Educadora Parental em Disciplina Positiva. Certificada em Disciplina Positiva pela DPA-USA. Graduada em publicidade e marketing pela Emerson College, Boston, USA. Pós graduada em Psicologia Hospitalar e Pós graduada em Educação Positiva. Trabalha orientando os pais de crianças da primeira infância em como educar os filhos com respeito e empatia. Atua também como psicóloga infantil. @psi.renatabedran