Dicas para proteger sua audição no Carnaval e curtir a festa

Foto de Dr. Giulliano Luchi
Dr. Giulliano Luchi

Fevereiro é mês de carnaval!

Essa tradicional festa brasileira, que atrai pessoas do mundo inteiro é marcada por muita alegria, dança, fantasias e música.

São quatro dias em que, normalmente, as pessoas dormem menos, alimentam-se de maneira bem diferente dos dias normais e frequentam ambientes com música alta, durante longo período do dia.

Precisamos estar atentos a alguns cuidados, para evitar danos aos nossos ouvidos e nossa audição, nesses dias de festa e diversão.

A exposição à música alta pode levar a alguns tipos de perda auditiva. Portanto, devemos estar atentos, nos momentos de festa, para não ficarmos muito perto das caixas de som, onde a intensidade do barulho seja muito alta.

Quando precisarmos passar próximo das caixas de som com volume alto, podemos proteger os ouvidos, colocando o dedo no conduto auditivo. Dessa maneira, o som de alta intensidade não irá atingir diretamente os tímpanos. Se formos curtir a festa com som alto, devemos, de tempo em tempo, nos afastar, para oferecermos repouso auditivo aos ouvidos.

Carnaval também combina com atividades aquáticas, como piscina e praia. A exposição mais intensa à água, também pode levar a otites. Se sentimos algum incômodo no ouvido após mergulho, devemos procurar imediatamente orientação médica.

O médico poderá identificar alterações que originam o incômodo e tratar de maneira adequada. É importante evitar soluções caseiras, como pingar óleo ou qualquer outra substância no canal auditivo.

Outra situação que precisamos observar nesses dias, em que nos alimentamos de maneira muito diferente do habitual, às vezes com alguns exageros, é em relação à possibilidade mais frequente de crises de tontura.

A sensação de tontura pode ser originada por erros alimentares e consumo de bebidas alcoólicas, muito comuns nesses dias.

Os alimentos que mais provocam alteração do labirinto, levando a tontura são doces, açúcares, alimentos ricos em cafeína, como as bebidas escuras. O hábito de fumar também pode levar a alteração labiríntica, provocando tontura e vertigem.

Carnaval é tempo de alegria e festa. Observando a qualidade de nossa alimentação, cumprindo horas de sono para o repouso adequado do nosso corpo e não se expondo às situações que agridem nosso organismo, vamos ter dias de muita diversão e confraternização com os amigos.

Foto de Dr. Giulliano Luchi

Dr. Giulliano Luchi

Médico. Mestre e Doutor em Otorrinolaringologia. Professor de Otorrinolaringologia da Universidade Federal do Espírito Santo. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Membro internacional da Academia Americana de Otorrinolaringologia. MBA em gestão de negócios em Saúde. Formação em Mentoring, Coaching e Advice. @otoclinica_giulliano_luchi