Disfunção na ATM, você sabe o que é? Entenda os sinais de alerta

Foto de Dra. Martha Salim
Dra. Martha Salim

Muitas pessoas já sabem o que essa sigla significa, a ATM é a abreviação da articulação temporo mandibular. A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio.

É uma das articulações mais complexas do corpo humano. Para localizá-la, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentarem-se sob seus dedos.

A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação, chamada de disfunção temporomandibular (DTM).

A maioria dos sinais e sintomas está relacionada à dores ou limitação dos movimentos da mandíbula, porém muitos outros sintomas que podem estar associados:

– dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas;
– dores de ouvido;
– zumbidos no ouvido;
– dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros;
– dores durante a mastigação;
– barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca;
– desgaste dental excessivo;
– sensação de travar a mandíbula.

O tratamento deve envolver vários profissionais e especialidades, e o diagnóstico correto da condição em cada paciente é essencial para uma resposta adequada.

O tratamento envolve uso de medicamentos, como anti-inflamatórios e relaxantes musculares; fisioterapia; acompanhamento psicológico; exercícios para relaxamento muscular; confecção de placas oclusais e até mesmo procedimentos cirúrgicos que podem ser minimamente invasivos ou mais complexos.

Evite a automedicação e procure sempre um especialista!

LEIA TAMBÉM: Cinco sinais de que seu filho precisa usar aparelho nos dentes

Foto de Dra. Martha Salim

Dra. Martha Salim

Doutorado em Cirurgia Bucomaxilofacial (UNESP); Mestrado em Patologia Bucodental (UFF); Especialização em Cirurgia Bucomaxilofacial (UERJ); Capacitação em Odontologia Do Sono; Capacitação em Sedação com ÓXido Nitroso; Graduação em Odontologia (UFES); Atua como professora de Cirurgia Bucomaxilofacial da UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. Revisora Científica das Revistas: Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery (JBCOMS) e Brazilian Dental Science (BDS). Autora dos livros "Cirurgia Bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento" (1 e 2 edições), Anestesia Local e Geral na Prática Odontológica, além de colaborar com 38 capítulos de livros e artigos científicos publicados. @dramarthasalim