É mais rápido fazer um tratamento ortodôntico com aparelho fixo ou com Invisalign?

Foto de Dra. Daniela Feu
Dra. Daniela Feu

O tratamento com alinhadores como o Invisalign é anunciado como sendo mais rápido do que com os aparelhos fixos, aqueles com braquetes. Mas será que isso é verdade? Em alguns casos sim! Mas isso vai depender do seu ortodontista, do seu problema dentário e de você.

Os alinhadores são uma ferramenta para o seu ortodontista, eles não são como um produto que você compra na loja, como um celular, por exemplo. Então, ao iniciar um tratamento com Invisalign ou outro alinhador transparente, saiba que a duração e a eficiência desse tratamento vão variar muito de acordo com alguns fatores, como:

1- Do seu ortodontista: os alinhadores são uma sequência de aparelhos termoplásticos detalhadamente planejados pelo ortodontista. O movimento de cada dente, a intensidade desses movimentos, a sequência na qual eles vão acontecer e os apoios dos dentes.

Ou seja, o que vai acontecer na sua boca é 100% por cento operador-dependente e por isso, a escolha de um bom ortodontista, atualizado e estudioso fará toda a diferença no seu tratamento.

É verdade que o software faz um planejamento inicial, baseado em todas as prescrições que o ortodontista faz para o seu caso, mas esse planejamento vem cheio de erros, movimentos que se anulam, dentes que passam uns por cima dos outros e a correção feita com precisão, as vezes muitas vezes até chegar num planejamento eficiente é que te dará a solução do seu problema.

2- Do seu problema dentário: o Invisalign é uma ferramenta, com vantagens e desvantagens assim como os braquetes. Então, haverá problemas para os quais ele será mais rápido em tratar e problemas em que ele será mais lento para tratar. Para problemas como o desalinhamento dos dentes anteriores, ou espaços entre os dentes anteriores com bom encaixe dos dentes posteriores o tratamento com Invisalign é mais rápido.

Para tratamento da mordida aberta anterior ele também é mais eficiente, assim como para tratamentos de movimentos dentários isolados. Para os outros tratamentos ele é muito eficiente, mas não necessariamente será mais rápido. E mais uma vez, a maneira como o ortodontista vai planejar e sequenciar esses movimentos vai fazer a diferença.

3- De você: os alinhadores devem ser usados como aparelhos fixos e retirados apenas para se alimentar e escovar os dentes. Indica-se usar por 22 horas por dia, assim a troca dos alinhadores ocorrerá o mais rápido possível. Se você usar pouco seu alinhador, os movimentos esperados para os dentes naquela fase não vão acontecer, e o ideal nesses casos é que a troca dos alinhadores seja feita bem mais lentamente, assim seu tratamento vai demorar mais.

Caso você não informe ao seu dentista a quantidade exata de horas que está usando será ainda pior, porque os alinhadores da sequência não vão encaixar direito, os movimentos não vão acontecer e o tratamento precisará ser replanejado.

Então fique atento porque a sua colaboração vai fazer toda a diferença no tempo do seu tratamento. Se você não consegue usar seus alinhadores pelo tempo correto o seu tratamento poderá ser feito, mas será mais lento. O mais importante é sempre jogar limpo e estabelecer estratégias reais para o seu dia-a-dia, afinal, você é a estrela principal do seu tratamento e sem a sua colaboração ele não terá sucesso.

Foto de Dra. Daniela Feu

Dra. Daniela Feu

Cirurgiã Dentista Graduada em Odontologia pela UFES. Especialista em Ortodontia pela UERJ. Mestre e Doutora em Ortodontista (UERJ). Diplomada pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO). Diretora do Colégio de Diplomados do BBO. Editora associada da Revista Dental Press Journal of Orthodontics (DPJO) e editora da Revista Clinical Orthodontics. @dani_feu