É possível retardar o envelhecimento da pele?

Foto de Dra. Priscila Passamani
Dra. Priscila Passamani

O envelhecimento não ocorre apenas pela passagem do tempo.

A pele é a barreira cutânea que nos protege de maneira proativa, interagindo com os estímulos externos e internos, sinalizando a manutenção do equilíbrio fisiológico. É verdade que com o passar dos anos passamos a perder colágeno progressivamente, a renovação celular vai ficando mais lenta, e com isso, nossa pele vai ficando sem elasticidade, com a aparência mais seca, cansada e sem viço.

Esse, porém, é apenas um fator que contribui para o envelhecimento da derme, chamado de “envelhecimento intrínseco”, ele acontece graças ao desgaste natural das células do nosso corpo.

Por outro lado, o “envelhecimento extrínseco”, está relacionado aos hábitos individuais e nossa exposição a fatores externos tais como: radiação solar, poluição, tabagismo, álcool, estresse e até mesmo o baixo consumo de água e sono insuficiente no dia a dia.

Como consequência, esses contextos promovem o aumento da liberação de radicais livres que atacam diretamente as fibras de colágeno e elastina do nosso organismo, o ressecamento e/ou a desidratação da pele causam a perda do seu viço natural e a tornam muito mais propensa a desenvolver rugas e linhas de expressão prematuramente.

Conhecendo um pouco sobre como cada um desses hábitos acelera o envelhecimento da pele, podemos dar uma atenção maior aos cuidados necessários e entendemos que nossas escolhas diárias estão ligadas diretamente à saúde do maior órgão do nosso corpo.

Os cuidados básicos e diários com a pele são a limpeza, hidratação e fotoproteção. Limpar a pele significa retirar os resíduos de milhares de poluentes que aderem à nossa pele e interagem com o manto hidro lipídico da superfície cutânea.

O uso do filtro solar regularmente é o que terá mais relação com o futuro da qualidade e aparência da sua pele. A radiação solar através das luzes UVB, UVA, luz visível (iluminação emitida por lâmpadas e pela tela do computador ou celular) e infravermelha vão agredindo continuamente a pele, causando as mais variadas alterações.

UVA: manchas, rugas, flacidez, vasos dilatados, peles envelhecidas.

Sendo assim, usar filtro quando for se expor ao sol é importante para preservar sua pele e mantê-la saudável e bonita.

As tecnologias avançadas, os procedimentos que promovem a regeneração e a remodelação dérmica, além de estimular a produção de colágeno. Mas todo esse processo deve estar acompanhado de bons hábitos de vida, e do entendimento de que os cuidados com a pele começam de dentro para fora.

Foto de Dra. Priscila Passamani

Dra. Priscila Passamani

Médica e Cirurgiã Dentista. Atuou como Professora Adjunta de Anatomia na UFES e Dermatologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Dermatologista Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia SBD. Sócia Fundadora Centro Médico Shopping Vitória e Sócia Fundadora Dermaskin - Centro Estético Shopping Vitoria. @drapriscilapassamani