Eletrocardiograma normal? Saiba se ainda assim há risco de infarto

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Já ouvi muito essa pergunta no consultório, e a resposta é sim! É possível ter um infarto com o eletrocardiograma normal.

Um exame inicial de eletrocardiograma não exclui um infarto! Existem protocolos de avaliação de dor torácica bem estabelecidos para afastar que um infarto possa estar ocorrendo e realizar apenas um eletrocardiograma definitivamente não afasta infarto.

Existem basicamente 2 tipos de infarto, um com supra do segmento ST (alteração tipica no eletrocardiograma) e outro sem supra de ST, que pode ter o eletrocardiograma normal!

Nesses casos o diagnóstico é feito com monitorização do paciente com eletrocardiogramas seriados, assim como exames de sangue que dosam os marcadores de isquemia, que dizem para gente que o músculo do coração está passando por algum sofrimento. Confirmando-se o infarto, é programada posteriormente a realização de um cateterismo das artérias coronárias para avaliar a obstrução e realizar o tratamento adequado.

A dor torácica sempre deve ser valorizada, não subestime os seus sintomas. A busca por atendimento médico rápido para avaliação é imprescindível para salvar o coração, a sua vida!

LEIA TAMBÉM: Câncer: desmistificando mitos e respondendo perguntas cruciais para pacientes

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich