Estenose aórtica: o que é a doença, quais os sintomas e tratamentos

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich
Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

A estenose aórtica é o estreitamento da valva aórtica do coração, dificultando a saída de sangue para a circulação sistêmica. Em geral, ocorre por um processo degenerativo, evolutivo, silencioso no qual a valva torna-se enrijecida, calcificada.

Sua incidência aumenta de forma significativa com a idade, a prevalência vai de aproximadamente 0,2% entre 50-59 anos, chegando até 10% entre 80-89 anos.

Esse processo faz com que o coração trabalhe com uma sobrecarga para bombear o sangue para todo organismo, levando a hipertrofia do músculo do coração. Causas da estenose aórtica: doenças degenerativas (envelhecimento), doença reumática, doenças congênitas.

Os sintomas mais comuns são falta de ar, uma tolerância cada vez menor para realizar exercícios, dor no peito e desmaios. Mas essa doença pode evoluir durante anos assintomática, por isso a importância de realizar exames preventivos para diagnosticar e acompanhar o momento certo para realizar o tratamento.

O tratamento pode ser cirúrgico tradicional com a troca valvar ou via transcateter, via hemodinâmica. Cada paciente será individualmente estudado para ser decidido o melhor tratamento.

LEIA TAMBÉM: Verão: saiba o que fazer em caso de queimadura solar

Foto de Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Dra. Tatiane Mascarenhas Santiago Emerich

Médica pela Escola de Medicina da Santa Casa de Vitória. Residência em Clínica médica pela Santa Casa de São Paulo. Residência em cardiologia e ecocardiografia pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. Titulo de especialista em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Título em área de atuação em Ecocaridografia pelo Departamento de Imagem Cardiovascular - SBC. Presidente da SBC ES 2020/21. Caridologista e Ecocardiografista do Centrocor e CDC. @tatianeemerich